Globalização contemporânea e novas tecnologias: uma leitura arrighiana

Autores

  • Livio Andrade Wanderley UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v37i1.27224

Palavras-chave:

Tecnologia, Capitalismo, Globalização.

Resumo

O propósito do artigo foi o de abordar os temas integração mundial e globalização atual e em fases passadas. Esse intento foi cumprido através de uma interpretação de efeitos dos padrões tecnológicos das três revoluções industriais, e na forma de expansão espacial do capital em escala mundial. A reflexão à luz do estudo de Giovanni Arrighi baseou-se na leitura sobre o seu modelo de “ciclos sistêmicos de acumulação” que envolve a mundialização do capital, a recorrência histórica, e as hegemonias de Estados nações. Com o fim de mostrar que a configuração da atual economia globalizada difere de forma significativa em relação à integração econômica mundial de períodos históricos passados, são abordados aspectos relacionados com as acumulações, produtiva e financeira, aos padrões de competitividade e diluição de fronteiras regionais, a integração mundial, e a hipótese de um 5 0 Ciclo Sistêmico de Acumulação.

Biografia do Autor

Livio Andrade Wanderley, UFBA

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e professor do Curso de Mestrado em Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBa).

Downloads

Como Citar

Wanderley, L. A. (2011). Globalização contemporânea e novas tecnologias: uma leitura arrighiana. Revista De Economia, 37(1). https://doi.org/10.5380/re.v37i1.27224

Edição

Seção

Artigos