UMA VISÃO EMANCIPATÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i1.93591Resumo
A sexualidade é inerente ao ser humano e ao longo da vida se manifesta de diferentes formas, sendo constituída pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, históricos e religiosos que o indivíduo vivencia. Jáa educação em sexualidade é tratada, muitas vezes, como um tabu e seu enfoque em sala de aula pode ser dificultado pela falta de preparo e conhecimento dos professores, por falta de apoio familiar e por costumes e crenças internalizados na nossa sociedade. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico sobre a sexualidade, sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica e as redes de poder que a perpassam, identificando pontos importantes que devem ser trabalhados no ambiente escolar por meio de uma visão emancipatória da educação em sexualidade. Constatou-se que é necessário esclarecer e compreender a importância de um ponto de vista transversal em sala sem sobrecarregar apenas uma disciplina, focando em pontos que vão além do aspecto biológico e incentivando uma abordagem plural, inclusiva e emancipatória da educação em sexualidade.
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