MULHERES EM REDE PELA HUMANIZAÇÃO DO PARTO: O USO DA INTERNET PARA A MOBILIZAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v6i1.33935Resumo
Este artigo visa analisar no contexto da sociedade em rede um caso de mobilização social, que teve internet como ferramenta de articulação. A problemática do crescente número de cesarianas realizadas no Brasil, principalmente entre as usuárias da rede de assistência à saúde privada, tornou a humanização do parto uma causa a ser defendida por vários grupos de mulheres, em diferentes cidades brasileiras. Para discutir a mobilização que deu origem à Marcha pela Humanização do Parto, são analisadas algumas características da sociedade em rede, das formas de atuação política das mulheres, das ações coletivas contemporâneas e o uso da internet como instrumento demobilização e possíveis transformações sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

