A GUINADA AMBIENTAL NA SOCIOLOGIA: CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICA, METODOLÓGICA E NORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v8i2.45053Abstract
O artigo aborda o tema do processo de incorporação da problemática ambiental na sociologia. Objetiva debater as implicações epistemológicas e normativas deste processo. Sustenta que a incorporação da problemática ambiental na sociologia redefiniu seu princípio de explicação: a autonomia da sociedade com relação à natureza. Para desenvolver este argumento, o artigo foi dividido em quatro partes principais. Na primeira parte, trata dos fatores que condicionaram a incorporação da problemática ambiental na sociologia. Na segunda parte, a atenção se concentra nas estratégias de recepção epistemológicas. Na terceira parte, enfoca os procedimentos metodológicos envolvidos na pesquisa da problemática ambiental na sociologia. Na quarta parte, aborda os desdobramentos normativos extraídos da interpretação sociológica da problemática. Com exercício de síntese apresentaremos algumas conclusões e recomendações.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

