AGROECOLOGIA E ECONOMIA SOLIDÁRIA NA ORGANIZAÇÃO DAS FEIRAS AGROECOLÓGICAS DO SEMIÁRIDO BAIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.99363

Palavras-chave:

Territorialidade, Autogestão Coletiva, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Territorial, Organização Comunitária

Resumo

A Rede de Feiras Agroecológicas Solidárias do Piemonte (REFAS Piemonte) representa uma experiência concreta de fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária no semiárido baiano. A partir da articulação entre produção sustentável, comercialização direta e gestão coletiva, a rede constrói alternativas ao modelo capitalista de mercado, promovendo autonomia produtiva, justiça social e sustentabilidade ambiental. Este artigo analisa o modelo organizativo e econômico da REFAS, por meio de pesquisa qualitativa e análise documental de relatórios, atas e regimentos internos. Os resultados evidenciam que a autogestão e o Fundo Rotativo Solidário (FRS) constituem pilares centrais da sustentabilidade financeira e da corresponsabilidade comunitária, assegurando microcréditos solidários e apoio às famílias em vulnerabilidade. As feiras agroecológicas, além de espaços de comercialização, configuram-se como territórios educativos e políticos, nos quais o protagonismo das mulheres e a valorização dos saberes tradicionais fortalecem a transição agroecológica e a soberania alimentar. Conclui-se que a REFAS Piemonte sintetiza uma proposta de desenvolvimento territorial baseada na cooperação, na solidariedade e na convivência com o semiárido, reafirmando que é possível construir modelos econômicos alternativos, socialmente justos e ecologicamente sustentáveis.

Biografia do Autor

Jamile Bezerra Cantalice, Fundação Escola Superior do Ministério Público

Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/PB), Pós-graduanda em Advocacia Trabalhista e Previdenciária, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Mestre em Extensão Rural (UNIVASF - Juazeiro/BA); e, Especialista em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável (UFPB). João Pessoa – PB.

Rodrigo Anderson Ferreira Oliveira, Cesrei Faculdade

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, e, especialista em Ordem Jurídica e Cidadania, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público – FESMIP. Atualmente professor de Direito em cursos de graduação e pós-graduação da Cesrei Faculdade.

Walberto Barbosa da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Orientador. Doutor em Educação (UFPB – João Pessoa/PB), Mestre em Educação (UFPB – João Pessoa/PB); e, Especialista   Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Docente do Curso de Graduação área de Tecnologias Educacionais e Processos de Aprendizagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Sumé/PB.

Adriana de Fátima Meira Vital, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Engenheira Florestal (UFPB); Mestre em Manejo de Solo e Água (UFPB); Doutora em Ciência do Solo (UFPB); e, MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável (UFBA/INEPAD). Docente dos Cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande.

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

ASA Brasil. P1+2 Programa Uma Terra e Duas Águas. Disponível em: <http://www.asabrasil.org.br/acoes/p1-2 > Acesso em: 22 abril de 2025.

DAROLT,M.R.; LAMINE,C. Dimensões da produção e consumo de alimentos de base ecológica em circuitos curtos na França e no Brasil. In: Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas: negócios e mercados da agricultura familiar / organizadores Márcio Gazolla e Sérgio Schneider. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017. p. 327-352.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2001.

MOTTA, Eugênia. Economia solidária e agricultura familiar, uma integração necessária. In Democracia viva. No 35 – junho de 2007.

OLIVEIRA, Rosângela Alves de. Educação Popular na Economia Solidária? Uma construção de uma ponte para o novo. Maceió, 2005.

SINGER, Paul e SOUZA, André Ricardo. A economia solidária no Brasil – a autogestão como resposta ao desemprego, Editora Contexto, São Paulo, 2000

SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

TESCHE, Rubens Wladimir 2 MACHADO, João Armando Dessimon. As Relações de Reciprocidade e Redes de Cooperação no Desempenho Socioeconômico da Agricultura Familiar.

Downloads

Publicado

29-12-2025

Como Citar

Cantalice, J. B., Oliveira, R. A. F., Silva, W. B. da, & Meira Vital, A. de F. (2025). AGROECOLOGIA E ECONOMIA SOLIDÁRIA NA ORGANIZAÇÃO DAS FEIRAS AGROECOLÓGICAS DO SEMIÁRIDO BAIANO. Divers@!, 18(1). https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.99363