UMA VISÃO EMANCIPATÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v17i1.93591

Resumo

A sexualidade é inerente ao ser humano e ao longo da vida se manifesta de diferentes formas, sendo constituída pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, históricos e religiosos que o indivíduo vivencia. Jáa educação em sexualidade é tratada, muitas vezes, como um tabu e seu enfoque em sala de aula pode ser dificultado pela falta de preparo e conhecimento dos professores, por falta de apoio familiar e por costumes e crenças internalizados na nossa sociedade. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico sobre a sexualidade, sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica e as redes de poder que a perpassam, identificando pontos importantes que devem ser trabalhados no ambiente escolar por meio de uma visão emancipatória da educação em sexualidade. Constatou-se que é necessário esclarecer e compreender a importância de um ponto de vista transversal em sala sem sobrecarregar apenas uma disciplina, focando em pontos que vão além do aspecto biológico e incentivando uma abordagem plural, inclusiva e emancipatória da educação em sexualidade.

Biografia do Autor

Najara Nogari de Mello, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Telêmaco Borba, Paraná

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2013) e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2014). Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Anhanguera, Uniderp (2019). Antiga professora de Ciências pela Secretaria de Educação do Paraná, SEED (2016 a 2018). Desde 2018 é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede vinculado ao Instituto Federal do Paraná (IFPR - 2021). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino, Sexualidade, Material Didático e Educação Integral.

Everton Ribeiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Sou Bacharel em Artes Cênicas (2007) e Licenciado em Teatro (2010) pela Faculdade de Artes do Paraná; Licenciado em Pedagogia (2017) pelo Centro Universitário Internacional; Especialista em Estética e Filosofia da Arte (2010) pela Universidade Federal do Paraná; Especialista em História, Arte e Cultura (2011) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Mestre em Educação/Cultura e Diversidade (2014) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste; Doutor em Educação/Desenvolvimento Humano (2019) pela Universidade Federal do Paraná, com estágio de doutoramento (sanduíche) no Human Development and Family Sciences, na University of Texas at Austin. Sou professor da Universidade Federal do Paraná; Setor de Educação (DEPLAE). Pesquiso temas relacionados ao ensino de arte e à educação em sexualidade, tais como pedagogia do teatro, marcadores sociais da diferença, saúde mental, relações de gênero, LGBTfobia, segurança escolar, experiência estética, formação docente e desenvolvimento humano.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

de Mello, N. N., & Ribeiro, E. (2024). UMA VISÃO EMANCIPATÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Divers@!, 17(1), 138–157. https://doi.org/10.5380/diver.v17i1.93591

Edição

Seção

Artigos