CRIME EM QUADRO: A ESTÉTICA TRUE CRIME E SUA CHEGADA AO BRASIL COM O CASO EVANDRO (2018)
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.86723Resumo
O artigo aborda a consolidação do gênero true crime no Brasil com a terceira temporada do podcast Projetos Humanos e sua adaptação na série documental O Caso Evandro, investigando o interesse crescente pelo gênero do Brasil na forma de produções investigativas. Será traçado um retrospecto desde as narrativas inspiradas por crimes reais de Edgar Allan Poe, livros de não-ficção como A Sangue Frio e os adventos do podcast e das séries de streaming. No caso brasileiro se investigará das crônicas-reportagens de João do Rio, os romances-reportagens de José Louzeiro e os podcasts de Ivan Mizanzuk. Por fim, discute-se, a partir da noção Seltzer do “true crime ser crime factual que parece crime ficcional”, o uso de estratégias narratológicas semelhantes às obras de ficção do gênero suspense e a relação do gênero com os campos do jornalismo, justiça e entretenimento.
Referências
A MÁFIA dos Tigres. Direção: Rebecca Chaiklin, Eric Goode. Produção: Cassie Sagness. Roteiro: Fotografia de Jerome Upchurch, Damien Drake. EUA: Netflix, 2020. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/81115994>
A TÊNUE Linha da Morte. Direção: Errol Morris. Produção: Mark Lipson. Roteiro: Errol Morris. Fotografia de Robert Chappell, Stefan Czapsky. EUA: Miramax Films, 1988. Disponível em: MUBI.
BANDIDOS na TV. Direção: Marcelo Galvão, Daniel Bogado, Suemay Oram. Produção: Peter Miller. Roteiro: Daniel Bogado, Dinah Lord, Eamonn Matthews. Fotografia de Will Pugh. Brasil: Netflix, 2019. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/80217946>
BOLING, K. S. True crime podcasting: Journalism, justice or entertainment?. Radio Journal: International Studies in Broadcast & Audio Media, Carolina do Sul, v. 17, ed. 2, p. 161-178, 2019.
BRANDILEONE, A. P. F. N. O Romance-Reportagem: Implicações Estéticas e Ideológicas. Terra Roxa e outras Terras: Revista de Estudos Literários, Londrina, v. 19, p. 17-26, 2010.
BRODBECK, P. Podcast que conta a história do 'Caso Evandro' bate 4 milhões de downloads e vai virar série. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/
parana/noticia/2019/06/15/podcast-que-conta-a-historia-do-caso-evandro-bate-4-milhoes-de-downloads-e-vai-virar-serie.ghtml.
BROWDER, L. True Crime. In: NICKERSON, C. R. (ed.). The Cambridge Companion to American Crime Fiction: Cambridge Companions to Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
BUGLIOSI, V.; GENTRY, C. Helter Skelter: The True Story of the Manson Murders. Nova Iorque: W. W. Norton & Company, 2001. 687 p.
CAPOTE, T. A sangue frio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 440 p.
CLAUSEN, L. S.; SIKJÆR, S. A. When Podcast Met True Crime: A Genre-Medium Coevolutionary Love Story. Leviathan: Interdisciplinary Journal in English, Aarhus, ed. 7, p. 140-214, 2021.
CLEMAN, J. Irresistible Impulses: Edgar Allan Poe and the Insanity Defense. American Literature, Carolina do Norte, v. 63, ed. 4, p. 623-640, 1991.
DEGGANS, E. 'Leaving Neverland' Makes Powerful But One-Sided Case Against The King Of Pop. 2019. Disponível em: <https://www.npr.org/2019/03/01/699208558/neverland-makes-a-powerful-but-one-sided-case-against-the-king-of-pop>
DONALDSON, K. Netflix’s Don’t F**k With Cats Documentary Does So Much Wrong. 2019. Disponível em: <https://screenrant.com/dont-fuck-cats-netflix-documentary-bad-problems/>
DOUTOR Castor. Direção: Marco Antonio Araujo. Produção: Edu Bernardes. Roteiro: Marco Antonio Araujo, Rodrigo Araujo. Fotografia de Will Pugh. Brasil: Globoplay, 2019. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/doutor-castor/t/PwgfQs1FHj/>
DOWD, K. The unethical mess of 'The Vanishing at the Cecil Hotel,' Netflix's most popular true crime show. 2021. Disponível em: <https://www.sfgate.com/streaming/article/
netflix-doc-cecil-hotel-review-elisa-lam-15944190.php>
EADES, C.; PAPAZIAN, E. A. Cinéma-vérité and Kino-pravda: Rouch, Vertov and the Essay Form. In: THE ESSAY Film: Dialogue, Politics, Utopia. Nova Iorque: Wallflowers Press, 2016. cap. 4, p. 86-124.
ELIZE Matsunaga: Era Uma Vez um Crime. Direção: Eliza Capai. Produção: Diana Golts, Gustavo Mello. Roteiro: Diana Golts, Elaine Perrotte. Fotografia de Janice D'Avila. Brasil: Netflix, 2021. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/81043160>
EHRHART, P. Edgar Allan Poe, Pioneer of the True Crime Genre: Truman Capote, Eat Your Heart Out!. In: Criminal Element. [S. l.], 4 out. 2011. Disponível em: <https://www.criminalelement.com/edgar-allan-poe-pioneer-of-the-true-crime-genre-truman-capote-eat-your-heart-out/>
FESTIM Diabólico. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Alfred Hitchcock, Sidney Bernstein. Intérprete: James Stewart, John Dall, Farley Granger, Joan Chandler, Sir Cedric Hardwicke, Constance Collier, Douglas Dick, Edith Evanson. Roteiro: Arthur Laurents. Fotografia de Joseph A. Valentine, William V. Skall. EUA: Transatlantic Pictures, 1948. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uYN3L9JRzrs>
GOFFARD, C. Dirty John. EUA: Wondery, 2017. Disponível em: <http://wondery.com/wondery/shows/dirtyjohn/>
GREER, A. Murder, she spoke: the female voice’s ethics of evocation and spatialisation in the true crime podcast. Sound Studies, Toronto, v. 3, ed. 2, p. 152-164, 2017.
GUIMARÃES, E. O Caso Evandro: para que serve uma série de true crime? Disponível em: <https://deliriumnerd.com/2021/07/13/o-caso-evandro-serie-critica-true-crime-globoplay/>
HARDSTARK, G; KILGARIFF, Karen. My Favorite Murder. EUA: Exactly Right Podcast Network, 2016. Disponível em: <https://myfavoritemurder.com/>
IBARRA, P. Crimes reais dão origem a podcasts, como Projeto humanos, de Ivan Mizanzuk. 2021. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2021/10/
-crimes-reais-dao-origem-a-podcasts-como-projeto-humanos-de-ivan-mizanzuk.html>
INTERNET MOVIE DATABASE – IMDB. Documentary Movies and TV Shows tagged with keyword "true-crime". [s.d.]. Disponível em: <https://imdb.to/3nUgv2B>
JOYCE, S. Transmedia Storytelling and the Apocalypse. Cham: Palgrave MacMillan, 2018. 220 p.
KAYMAZ, Özlem Tugce. The Thin Blue Line: How can we destroy actuality with editing?. CINEJ Cinema Journal, Pittsburgh, v. 1, ed. 2, 2012.
KOENIG, S. Serial. EUA: WBEZ, 2014. Disponível em: <https://serialpodcast.org/>
LINK, D. Rethinking Past Present. Review: Literature and Arts of the Americas, Nova Iorque, v. 40, n. 2, p. 218-230, 2007.
LISSOVSKY, M. Dez proposições acerca do futuro da fotografia. FACOM, n. 23. p. 4-15, jan./jun. 2011.
LOUZEIRO, J. Aracelli, meu amor. São Paulo: Prumo, 2013. 257 p.
LOUZEIRO, J. Lúcio Flávio: O Passageiro da Agonia. São Paulo: Abril, 1982. 233 p.
LOUZEIRO, J. Pixote: Infância Dos Mortos. Rio de Janeiro: AGIR, 2009. 300 p.
MAKING a Murderer. Direção: Laura Ricciardi, Moira Demos. EUA: Netflix, 2015. Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/80000770. Acesso em: 24 jan. 2022.
MANSO, B. P. A República das Milícias. Brasil: Rádio Novelo, 2021. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/podcasts/a-republica-das-milicias/0ceedd4b-503a-479e-af28-f0fb3c12e33b/>
MCNAMARA, M. Eu terei sumido na escuridão. Rio de Janeiro: Vestígio, 2018. 352 p.
MELO, C. T. V. Espetáculo e performatividade em Na Captura dos Friedmans. E-Compós, Brasília, v. 18, ed. 2, p. 1-17, 2015.
NA CAPTURA dos Friedmans. Direção: Andrew Jarecki. Produção: Andrew Jarecki, Marc Smerling. Fotografia de Adolfo Doring. EUA: HBO Documentary Films, Fortissimo Films, Magnolia Pictures, 2003. Disponível em: HBO MAX.
NICHOLS, B. Introdução ao Documentário. 5. ed. Campinas: Papirus, 2005. 270 p.
NODARI, S. Ônibus 174: A Relação entre Imagem e Voz no Telejornalismo e no Documentário. Orientadora: Sandra Fischer. 2006. 132 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2006.
O CASO Evandro. Direção: Aly Muritiba, Michelle Chevrand. Produção: Gabriela Lima, Mayra Lucas. Roteiro: Angelo Defanti, Tainá Muhringer, Ludmila Naves, Arthur Warren. Fotografia de Elisandro Dalcin. Brasil: Globoplay, 2021. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/o-caso-evandro/t/1z5m5PxLkK/>
O INQUILINO. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Michael Balcon, Carlyle Blackwell, C. M. Woolf. Intérprete: Marie Ault, Arthur Chesney, June Tripp, Malcolm Keen, Ivor Novello. Roteiro: Eliot Stannard. Fotografia de Gaetano di Ventimiglia. Reino Unido: Gainsborough Pictures, 1927. DVD.
O.J.: Made in America. Direção: Ezra Edelman. Produção: Ezra Edelman, Caroline Waterlow, Tamara Rosenberg, Nina Krstic, Deirdre Fenton, Libby Geist, Erin Leyden, Connor Schell. Fotografia de Nick Higgins. EUA: EPSN Films, 2016. Disponível em: <https://www.espn.com.br/espnplus/collections/7226/o-j-made-in-america>
ÔNIBUS 174. Direção: José Padilha. Produção: José Padilha, Rodrigo Pimentel, Marcos Prado. Roteiro: José Padilha. Fotografia de Marcelo Duarte, Cézar Moraes. Brasil: Zzen Produções, 2002. Disponível em: https://globoplay.globo.com/onibus-174/t/sxv88p96Vg/. Acesso em: 24 jan. 2022.
OS DONOS DA RAZÃO. Ivan Mizanzuk conta no podcast 'Donos da Razão' o que foi mais inacreditável no 'Caso Evandro'. 2021. Disponível em: <https://gshow.globo.com/podcast/noticia/ivan-mizanzuk-conta-no-podcast-donos-da-razao--que-foi-mais-inacreditavel-em-caso-evandro.ghtml>
POE, E. A. O Mistério de Marie Rogêt. São Paulo: FTD Educação, 2008. 96 p.
POE, E. A. Os assassinatos da rua Morgue. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2021. 96 p. ISBN 8526283413.
PSICOSE. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Alfred Hitchcock. Intérprete: Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam, John McIntire, Janet Leigh. Roteiro: Joseph Stefano. Fotografia de John L. Russell. EUA: Paramount Pictures, 1960. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/psicose/t/6TsJTJjf16/>
RENOV, M. The Subject of Documentary. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.
RIO, João do. A alma encantadora das ruas. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2013. 252 p.
RIPPEL, N. V. De Personagem a sujeito, de bandido a herói: A construção discursiva de Lúcio Flávio no romance-reportagem. 2015. 72 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.
ROSENHEIM, S. J.The Cryptographic Imagination: Secret Writing from Edgar Poe to the Internet. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1997.
SAHD, L. 'Praia dos Ossos' é retrato de como Brasil trata mulheres 'livres demais'. 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/universa/colunas/luiza-sahd/2020/09/16/praia-dos-ossos-e-retrato-de-como-brasil-trata-mulheres-livres-demais.htm?cmpid=copiaecola>
SELTZER, M. True Crime: Observations on Violence and Modernity. Nova Iorque: Routledge, 2007. 196 p.
SILVERMAN, K. Edgar A. Poe: Mournful and Never-Ending Remembrance. Nova Iorque: Harper Perennial, 1991. 592 p.
SIQUEIRA, D. C. O. João do Rio, Repórter da Pobreza na Cidade. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, ed. 1, p. 81-93, 2004.
SPENCE, L.; NAVARRO, V. Crafting Truth: Documentary Form and Meaning. Nova Jersey: Rutgers University Press, 2010. 296 p.
STEINER, G. O Gênero Pitagórico: Uma conjetura em honra de Ernst Bloch. In: Linguagem e Silêncio: Ensaios Sobre a Crise da Palavra. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. cap. 6, p. 100-114.
TIGER King: The Doc Antle Story. Direção: Eric Goode, Rebecca Chaiklin. EUA: Netflix, 2021. Disponível em: <https://www.netflix.com/br/title/81464793>
TORTATO, G. C. Análise da classificação de O.J.: Made in America como um documentário jornalístico. In: EVINCI - Evento de Iniciação Científica, XII, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: UniBrasil, 2017. p. 785-793.
TOY, M. Podcast e jornalismo: uma análise dos valores-notícia na temporada "O caso Evandro" do Projeto Humanos. 2019. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
VIANNA, B. Praia dos Ossos. Compositor: Brasil: Rádio Novelo, 2020. Disponível em: <https://www.radionovelo.com.br/praiadosossos/>
VICARY, A. M.; FRALEY, R. C. Captured by True Crime: Why Are Women Drawn to Tales of Rape, Murder, and Serial Killers?. Social Psychological and Personality Science, Illinois, p. 152-164, 2010.
WALSH, R. Operação Massacre. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. 96 p.
WILD Wild Country. Direção: Chapman Way, Maclain Way. Produção: Juliana Lembi. Fotografia de Adam Stone. EUA: Netflix, 2018. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/80145240>
WINANS, S. A. Edgar Allan Poe and True Crime: Origins of Two Character Types in Crime Fiction. Culture in Focus, Georgia, v. 2, ed. 1, p. 36-46, 2019.
WRIGHT, H. Ethics and True Crime: Setting a Standard for the Genre. Book Publishing Final Research Paper, Portland, p. 1-24, 2020.
XAVIER, I. O lugar do crime: a noção clássica de representação e a teoria do espetáculo, de Griffith a Hitchcock. In: XAVIER, I. O Olhar e a Cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. p. 11-37.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

