CRIME EM QUADRO: A ESTÉTICA TRUE CRIME E SUA CHEGADA AO BRASIL COM O CASO EVANDRO (2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.86723

Resumo

O artigo aborda a consolidação do gênero true crime no Brasil com a terceira temporada do podcast Projetos Humanos e sua adaptação na série documental O Caso Evandro, investigando o interesse crescente pelo gênero do Brasil na forma de produções investigativas. Será traçado um retrospecto desde as narrativas inspiradas por crimes reais de Edgar Allan Poe, livros de não-ficção como A Sangue Frio e os adventos do podcast e das séries de streaming. No caso brasileiro se investigará das crônicas-reportagens de João do Rio, os romances-reportagens de José Louzeiro e os podcasts de Ivan Mizanzuk. Por fim, discute-se, a partir da noção Seltzer do “true crime ser crime factual que parece crime ficcional”, o uso de estratégias narratológicas semelhantes às obras de ficção do gênero suspense e a relação do gênero com os campos do jornalismo, justiça e entretenimento.

Biografia do Autor

Bernardo Demaria Ignácio Brum, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrando em Comunicação pela UERJ, formado em Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca. Crítico de cinema do portal Cineplayers entre 2011 e 2021.

Referências

A MÁFIA dos Tigres. Direção: Rebecca Chaiklin, Eric Goode. Produção: Cassie Sagness. Roteiro: Fotografia de Jerome Upchurch, Damien Drake. EUA: Netflix, 2020. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/81115994>

A TÊNUE Linha da Morte. Direção: Errol Morris. Produção: Mark Lipson. Roteiro: Errol Morris. Fotografia de Robert Chappell, Stefan Czapsky. EUA: Miramax Films, 1988. Disponível em: MUBI.

BANDIDOS na TV. Direção: Marcelo Galvão, Daniel Bogado, Suemay Oram. Produção: Peter Miller. Roteiro: Daniel Bogado, Dinah Lord, Eamonn Matthews. Fotografia de Will Pugh. Brasil: Netflix, 2019. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/80217946>

BOLING, K. S. True crime podcasting: Journalism, justice or entertainment?. Radio Journal: International Studies in Broadcast & Audio Media, Carolina do Sul, v. 17, ed. 2, p. 161-178, 2019.

BRANDILEONE, A. P. F. N. O Romance-Reportagem: Implicações Estéticas e Ideológicas. Terra Roxa e outras Terras: Revista de Estudos Literários, Londrina, v. 19, p. 17-26, 2010.

BRODBECK, P. Podcast que conta a história do 'Caso Evandro' bate 4 milhões de downloads e vai virar série. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/

parana/noticia/2019/06/15/podcast-que-conta-a-historia-do-caso-evandro-bate-4-milhoes-de-downloads-e-vai-virar-serie.ghtml.

BROWDER, L. True Crime. In: NICKERSON, C. R. (ed.). The Cambridge Companion to American Crime Fiction: Cambridge Companions to Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

BUGLIOSI, V.; GENTRY, C. Helter Skelter: The True Story of the Manson Murders. Nova Iorque: ‎ W. W. Norton & Company, 2001. 687 p.

CAPOTE, T. A sangue frio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 440 p.

CLAUSEN, L. S.; SIKJÆR, S. A. When Podcast Met True Crime: A Genre-Medium Coevolutionary Love Story. Leviathan: Interdisciplinary Journal in English, Aarhus, ed. 7, p. 140-214, 2021.

CLEMAN, J. Irresistible Impulses: Edgar Allan Poe and the Insanity Defense. American Literature, Carolina do Norte, v. 63, ed. 4, p. 623-640, 1991.

DEGGANS, E. 'Leaving Neverland' Makes Powerful But One-Sided Case Against The King Of Pop. 2019. Disponível em: <https://www.npr.org/2019/03/01/699208558/neverland-makes-a-powerful-but-one-sided-case-against-the-king-of-pop>

DONALDSON, K. Netflix’s Don’t F**k With Cats Documentary Does So Much Wrong. 2019. Disponível em: <https://screenrant.com/dont-fuck-cats-netflix-documentary-bad-problems/>

DOUTOR Castor. Direção: Marco Antonio Araujo. Produção: Edu Bernardes. Roteiro: Marco Antonio Araujo, Rodrigo Araujo. Fotografia de Will Pugh. Brasil: Globoplay, 2019. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/doutor-castor/t/PwgfQs1FHj/>

DOWD, K. The unethical mess of 'The Vanishing at the Cecil Hotel,' Netflix's most popular true crime show. 2021. Disponível em: <https://www.sfgate.com/streaming/article/

netflix-doc-cecil-hotel-review-elisa-lam-15944190.php>

EADES, C.; PAPAZIAN, E. A. Cinéma-vérité and Kino-pravda: Rouch, Vertov and the Essay Form. In: THE ESSAY Film: Dialogue, Politics, Utopia. Nova Iorque: Wallflowers Press, 2016. cap. 4, p. 86-124.

ELIZE Matsunaga: Era Uma Vez um Crime. Direção: Eliza Capai. Produção: Diana Golts, Gustavo Mello. Roteiro: Diana Golts, Elaine Perrotte. Fotografia de Janice D'Avila. Brasil: Netflix, 2021. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/81043160>

EHRHART, P. Edgar Allan Poe, Pioneer of the True Crime Genre: Truman Capote, Eat Your Heart Out!. In: Criminal Element. [S. l.], 4 out. 2011. Disponível em: <https://www.criminalelement.com/edgar-allan-poe-pioneer-of-the-true-crime-genre-truman-capote-eat-your-heart-out/>

FESTIM Diabólico. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Alfred Hitchcock, Sidney Bernstein. Intérprete: James Stewart, John Dall, Farley Granger, Joan Chandler, Sir Cedric Hardwicke, Constance Collier, Douglas Dick, Edith Evanson. Roteiro: Arthur Laurents. Fotografia de Joseph A. Valentine, William V. Skall. EUA: Transatlantic Pictures, 1948. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uYN3L9JRzrs>

GOFFARD, C. Dirty John. EUA: Wondery, 2017. Disponível em: <http://wondery.com/wondery/shows/dirtyjohn/>

GREER, A. Murder, she spoke: the female voice’s ethics of evocation and spatialisation in the true crime podcast. Sound Studies, Toronto, v. 3, ed. 2, p. 152-164, 2017.

GUIMARÃES, E. O Caso Evandro: para que serve uma série de true crime? Disponível em: <https://deliriumnerd.com/2021/07/13/o-caso-evandro-serie-critica-true-crime-globoplay/>

HARDSTARK, G; KILGARIFF, Karen. My Favorite Murder. EUA: Exactly Right Podcast Network, 2016. Disponível em: <https://myfavoritemurder.com/>

IBARRA, P. Crimes reais dão origem a podcasts, como Projeto humanos, de Ivan Mizanzuk. 2021. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2021/10/

-crimes-reais-dao-origem-a-podcasts-como-projeto-humanos-de-ivan-mizanzuk.html>

INTERNET MOVIE DATABASE – IMDB. Documentary Movies and TV Shows tagged with keyword "true-crime". [s.d.]. Disponível em: <https://imdb.to/3nUgv2B>

JOYCE, S. Transmedia Storytelling and the Apocalypse. Cham: Palgrave MacMillan, 2018. 220 p.

KAYMAZ, Özlem Tugce. The Thin Blue Line: How can we destroy actuality with editing?. CINEJ Cinema Journal, Pittsburgh, v. 1, ed. 2, 2012.

KOENIG, S. Serial. EUA: WBEZ, 2014. Disponível em: <https://serialpodcast.org/>

LINK, D. Rethinking Past Present. Review: Literature and Arts of the Americas, Nova Iorque, v. 40, n. 2, p. 218-230, 2007.

LISSOVSKY, M. Dez proposições acerca do futuro da fotografia. FACOM, n. 23. p. 4-15, jan./jun. 2011.

LOUZEIRO, J. Aracelli, meu amor. São Paulo: Prumo, 2013. 257 p.

LOUZEIRO, J. Lúcio Flávio: O Passageiro da Agonia. São Paulo: Abril, 1982. 233 p.

LOUZEIRO, J. Pixote: Infância Dos Mortos. Rio de Janeiro: AGIR, 2009. 300 p.

MAKING a Murderer. Direção: Laura Ricciardi, Moira Demos. EUA: Netflix, 2015. Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/80000770. Acesso em: 24 jan. 2022.

MANSO, B. P. A República das Milícias. Brasil: Rádio Novelo, 2021. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/podcasts/a-republica-das-milicias/0ceedd4b-503a-479e-af28-f0fb3c12e33b/>

MCNAMARA, M. Eu terei sumido na escuridão. Rio de Janeiro: Vestígio, 2018. 352 p.

MELO, C. T. V. Espetáculo e performatividade em Na Captura dos Friedmans. E-Compós, Brasília, v. 18, ed. 2, p. 1-17, 2015.

NA CAPTURA dos Friedmans. Direção: Andrew Jarecki. Produção: Andrew Jarecki, Marc Smerling. Fotografia de Adolfo Doring. EUA: HBO Documentary Films, Fortissimo Films, Magnolia Pictures, 2003. Disponível em: HBO MAX.

NICHOLS, B. Introdução ao Documentário. 5. ed. Campinas: Papirus, 2005. 270 p.

NODARI, S. Ônibus 174: A Relação entre Imagem e Voz no Telejornalismo e no Documentário. Orientadora: Sandra Fischer. 2006. 132 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2006.

O CASO Evandro. Direção: Aly Muritiba, Michelle Chevrand. Produção: Gabriela Lima, Mayra Lucas. Roteiro: Angelo Defanti, Tainá Muhringer, Ludmila Naves, Arthur Warren. Fotografia de Elisandro Dalcin. Brasil: Globoplay, 2021. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/o-caso-evandro/t/1z5m5PxLkK/>

O INQUILINO. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Michael Balcon, Carlyle Blackwell, C. M. Woolf. Intérprete: Marie Ault, Arthur Chesney, June Tripp, Malcolm Keen, Ivor Novello. Roteiro: Eliot Stannard. Fotografia de Gaetano di Ventimiglia. Reino Unido: Gainsborough Pictures, 1927. DVD.

O.J.: Made in America. Direção: Ezra Edelman. Produção: Ezra Edelman, Caroline Waterlow, Tamara Rosenberg, Nina Krstic, Deirdre Fenton, Libby Geist, Erin Leyden, Connor Schell. Fotografia de Nick Higgins. EUA: EPSN Films, 2016. Disponível em: <https://www.espn.com.br/espnplus/collections/7226/o-j-made-in-america>

ÔNIBUS 174. Direção: José Padilha. Produção: José Padilha, Rodrigo Pimentel, Marcos Prado. Roteiro: José Padilha. Fotografia de Marcelo Duarte, Cézar Moraes. Brasil: Zzen Produções, 2002. Disponível em: https://globoplay.globo.com/onibus-174/t/sxv88p96Vg/. Acesso em: 24 jan. 2022.

OS DONOS DA RAZÃO. Ivan Mizanzuk conta no podcast 'Donos da Razão' o que foi mais inacreditável no 'Caso Evandro'. 2021. Disponível em: <https://gshow.globo.com/podcast/noticia/ivan-mizanzuk-conta-no-podcast-donos-da-razao--que-foi-mais-inacreditavel-em-caso-evandro.ghtml>

POE, E. A. O Mistério de Marie Rogêt. São Paulo: FTD Educação, 2008. 96 p.

POE, E. A. Os assassinatos da rua Morgue. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2021. 96 p. ISBN 8526283413.

PSICOSE. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Alfred Hitchcock. Intérprete: Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam, John McIntire, Janet Leigh. Roteiro: Joseph Stefano. Fotografia de John L. Russell. EUA: Paramount Pictures, 1960. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/psicose/t/6TsJTJjf16/>

RENOV, M. The Subject of Documentary. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.

RIO, João do. A alma encantadora das ruas. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2013. 252 p.

RIPPEL, N. V. De Personagem a sujeito, de bandido a herói: A construção discursiva de Lúcio Flávio no romance-reportagem. 2015. 72 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

ROSENHEIM, S. J.The Cryptographic Imagination: Secret Writing from Edgar Poe to the Internet. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1997.

SAHD, L. 'Praia dos Ossos' é retrato de como Brasil trata mulheres 'livres demais'. 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/universa/colunas/luiza-sahd/2020/09/16/praia-dos-ossos-e-retrato-de-como-brasil-trata-mulheres-livres-demais.htm?cmpid=copiaecola>

SELTZER, M. True Crime: Observations on Violence and Modernity. Nova Iorque: Routledge, 2007. 196 p.

SILVERMAN, K. Edgar A. Poe: Mournful and Never-Ending Remembrance. Nova Iorque: Harper Perennial, 1991. 592 p.

SIQUEIRA, D. C. O. João do Rio, Repórter da Pobreza na Cidade. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, ed. 1, p. 81-93, 2004.

SPENCE, L.; NAVARRO, V. Crafting Truth: Documentary Form and Meaning. Nova Jersey: Rutgers University Press, 2010. 296 p.

STEINER, G. O Gênero Pitagórico: Uma conjetura em honra de Ernst Bloch. In: Linguagem e Silêncio: Ensaios Sobre a Crise da Palavra. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. cap. 6, p. 100-114.

TIGER King: The Doc Antle Story. Direção: Eric Goode, Rebecca Chaiklin. EUA: Netflix, 2021. Disponível em: <https://www.netflix.com/br/title/81464793>

TORTATO, G. C. Análise da classificação de O.J.: Made in America como um documentário jornalístico. In: EVINCI - Evento de Iniciação Científica, XII, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: UniBrasil, 2017. p. 785-793.

TOY, M. Podcast e jornalismo: uma análise dos valores-notícia na temporada "O caso Evandro" do Projeto Humanos. 2019. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

VIANNA, B. Praia dos Ossos. Compositor: Brasil: Rádio Novelo, 2020. Disponível em: <https://www.radionovelo.com.br/praiadosossos/>

VICARY, A. M.; FRALEY, R. C. Captured by True Crime: Why Are Women Drawn to Tales of Rape, Murder, and Serial Killers?. Social Psychological and Personality Science, Illinois, p. 152-164, 2010.

WALSH, R. Operação Massacre. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. 96 p.

WILD Wild Country. Direção: Chapman Way, Maclain Way. Produção: Juliana Lembi. Fotografia de Adam Stone. EUA: Netflix, 2018. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/80145240>

WINANS, S. A. Edgar Allan Poe and True Crime: Origins of Two Character Types in Crime Fiction. Culture in Focus, Georgia, v. 2, ed. 1, p. 36-46, 2019.

WRIGHT, H. Ethics and True Crime: Setting a Standard for the Genre. Book Publishing Final Research Paper, Portland, p. 1-24, 2020.

XAVIER, I. O lugar do crime: a noção clássica de representação e a teoria do espetáculo, de Griffith a Hitchcock. In: XAVIER, I. O Olhar e a Cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. p. 11-37.

Downloads

Publicado

16-08-2023

Como Citar

Brum, B. D. I. (2023). CRIME EM QUADRO: A ESTÉTICA TRUE CRIME E SUA CHEGADA AO BRASIL COM O CASO EVANDRO (2018). Divers@!, 16(1), 207–227. https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.86723

Edição

Seção

Artigos