EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA E TECNOLOGIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA A TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.83366Resumo
A pandemia do COVID-19, assim como diversas outras doenças e mazelas que afetam a sociedade de modo crescente, denunciam uma série de ações e modos de existir e relacionar-se com o meio e os seres que nele vivem, que não se sustentam. Diante desse cenário, fica evidente a urgência de pensarmos e agirmos de modo a controlar e suprimir tais mazelas. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo sistematizar as atividades pedagógicas e trocas de experiências compartilhadas em duas Interações Culturais e Humanísticas (ICHs) que tiveram como tema central a Transição Agroecológica. Assim, por meio das ICHs, um dos módulos que compõem todas as grades curriculares dos cursos do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral), trabalhou-se com o tema da Transição Agroecológica. Tendo em vista o contexto em que vivemos, todos os encontros se deram de forma metapresencial, na modalidade conhecida como Ensino Remoto Emergencial (ERE). O propósito desses encontros foi reunir discentes, docentes, colaboradores e a comunidade não-acadêmica com comunidades (geralmente representadas por até três pessoas) que vivenciam esse processo de transição e, através dos círculos de cultura, expor e compartilhar suas experiências, de modo que essas sirvam de combustível para a transição social, ambiental, ética e econômica que a Terra e, principalmente os setores menos assistidos e favorecidos da sociedade, clamam.
Palavras-chave: Agroecologia; espaços pedagógicos; instrumentos sociais; metodologias participativas.
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