A FORMAÇÃO E TRANS-FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.83299

Resumo

A divisão de classes que se estabelece nas sociedades capitalistas, historicamente, tem refletido nos princípios político-filosóficos de suas organizações. A escola, enquanto instituição social, também pode ter seus princípios instituídos pelas camadas dominantes, impondo seus propósitos às estruturas, como mecanismo de reprodução e manutenção de seus privilégios. Este ensaio tem por objetivo problematizar ação e a formação permanente do professor em uma perspectiva libertadora. Evidencia a importância dos princípios da educação popular e da pedagogia freireana como aporte para a construção de processos de emancipação do professor e de uma educação libertadora. A metodologia da pesquisa que orientou este trabalho foi de base qualitativa e bibliográfica, fundamentando-se, principalmente, na obra de Paulo Freire. Investiga e problematiza os princípios da educação popular e da pedagogia freireana por meio da abordagem crítico-dialética. Evidencia-se que a educação popular permite a superação da educação bancária e propicia o processo da práxis. Constata-se que, ao assumir a práxis, o professor é inserido em um processo de formação e transformação permanentes, visto que é capaz de refletir sobre sua prática, teorizá- la para, então, se tornar um agente transformador da realidade. Percebe-se também, que do mesmo modo, a formação permanente do docente, dentro da perspectiva freireana, só sairá do plano da verbalização ou da desesperança quando houver uma proposta assentada na realidade concreta e nas múltiplas relações que a constituem, para assim, lendo o mundo, possa agir na perspectiva de sua transformação.

Palavras-chave: educação popular; formação permanente; práxis.

 

Biografia do Autor

Tanice Massuchetto, Rede privada de Educação Básica de Curitiba.

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Teoria e Prática da UFPR. Professora da Educação Básica da rede privada de Curitiba. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Universidade Escola - UFPR.

Elizangela Sarraff, Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Teoria e Prática da UFPR. Professora da Educação Básica Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Universidade Escola - UFPR.

Maurício Fagundes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e Pós-Doutor pela UNICAMP. Professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq, Universidade Escola e integra a Rede Freireana de Pesquisadores vinculada à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

Massuchetto, T., Sarraff, E., & Fagundes, M. (2021). A FORMAÇÃO E TRANS-FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA. Divers@!, 14(2), 135–147. https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.83299

Edição

Seção

Dossiê