PANORAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.83142

Resumo

O artigo teve como proposta central o mapeamento histórico do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa entre os anos de 1968 a 2018, correlacionando o quantitativo de graduados pertencentes das múltiplas áreas do saber na qualidade de ingressantes em seu corpo discente, o qual fundamenta-se e dá ênfase na interdisciplinaridade. A pesquisa teve seu aporte ancorado no levantamento bibliográfico e documental junto a Secretaria de Pós- graduação do programa aliado a análise de conteúdo favorecendo, assim, sua execução. Analisaram-se 641 matriculados objetivando entender quão se deu a presença de profissionais das diversas áreas dosaber no programa Strictu Sensu, bem como tal fenômeno correlaciona com a prática da Extensão Rural, pertencente no campo das Ciências Agrárias I, a qual utiliza teórica e metodologicamente das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na temática de Agrárias. Conclui-se que a polissemia de pesquisadores egressos demonstra a orientação do programa de pós-graduação às questões multidisciplinares que interseccionam na temática rural, enfaticamente necessárias na atualidade para a formação de Mestres e Doutores em Extensão Rural, priorizando análises locais relativas ao cidadão rural reveladas em suas duas linhas de pesquisa que corroboram na sua existência por mais de meio século.

Palavras-chave: ciências agrárias I; Alumnus; Análise Temporal.

Biografia do Autor

Parley Lopes Bernini Silva, Monitor PL no DoT Digital Group EdTech LTDA.

Mestre em Extensão Rural (UFV -2021)

Gestor de Turismo (IFSEMG -2019)

Pesquisador no Grupo de Pesquisas Observatório da Juventude Rural

Érica Arruda Peluzio, Professora no Centro Universitário de Viçosa (FACISA -UNIVIÇOSA).

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Viçosa (FACISA-UNIVIÇOSA). Mestra em Extensão Rural pelo Departamento de Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Seila Maria Mello dos Santos, Analista Educacional no DOT Digital Group EdTech.

Pesquisadora nas áreas de Educação, Tecnologia Educacional e Políticas Públicas para Educação, bacharela em Direito pela Universidade de Cruz Alta/RS (2012) . Especialista em Tecnologias para Educação pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2019) e Neuroaprendizagem, pelo Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional (2020).

Sheila Maria Doula, Professora associada do Departamento em Economia Rural - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais.

Pós-doutorado do Programa Postdoctoral de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud da CLACSO. Professora associada do Departamento em Economia Rural (DER-UFV)

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Centro de Ciências Agrárias – UFV-CCA. Produção: Paula Tibúrcio Melgaço, Viçosa: Editora s.d., 200-.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Bernini Silva, P. L., Peluzio, Érica A., Santos, S. M. M. dos, & Doula, S. M. (2021). PANORAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. Divers@!, 14(2), 92–109. https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.83142

Edição

Seção

Dossiê