LITERATURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.83072Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática envolvendo práticas de leitura literária e reflexão voltadas à Educação Ambiental Crítica. A ação descrita foi desenvolvida durante as aulas de Literatura, no nono ano do Ensino Fundamental, Município de Matinhos, Litoral do Paraná, a fim de verificar a possibilidade da utilização de textos literários como instrumento pedagógico voltado à Educação Ambiental numa abordagem crítica social, dessa forma observando como os estudantes percebem as relações interpessoais e político-sociais na obra O Voluntário, de Inglês de Sousa, escritor paraense pertencente à escola literária naturalista, características temporais e regionais, confrontando-as com suas impressões sobre como se refletem no cotidiano. As atividades envolveram cinco momentos distintos: inicialmente foi apresentada a obra para apreciação individual, em seguida foram orientadas ações que promovessem a oralidade, proporcionando a reflexão e o diálogo constantes. Recortes das expressões orais e das produções escritas são descritas e analisadas ao longo do texto, no intuito de verificar os repertórios pré-existentes dos alunos e investigar possíveis ressignificações. A prática consistiu em cinco momentos divididos em 6 aulas de 45 minutos cada, na seguinte ordem: leitura inicial do conto escolhido sem contextualização, seleção de trechos significativos para os alunos, roda de conversa, confecção de painel e produção textual.
Palavras-chave: relações sociais; práticas de leitura; crítica social; aprendizagem significativa.
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