AGROECOLOGIA COMO EDUCAÇÃO PARA O BEM VIVER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.82925

Resumo

Este texto é uma revisão bibliográfica que tem como objetivo discutir o entrelaçamento entre as temáticas Agroecologia e Educação, em uma proposta de Bem Viver baseada na sustentabilidade e que prima pela qualidade de vida. O texto traz reflexões com princípios agroecológicos, capazes de chamar a transformações concretas na sociedade pela Educação. Parte do entendimento das bases da Agroecologia, que deixa de ter uma dimensão puramente ambiental e passa a relacionar-se aspectos sociais, culturais e educacionais, a fim de sustentar transformações que proporcionem um Bem Viver a todos os sujeitos da sociedade. A Agroecologia, assim, amplia seus conceitos para além da produção de alimentos, incluindo dimensões como ciência e estilo de vida. A partir deste entendimento, passa-se para uma discussão sobre a busca por um Bem Viver que preserve todos os seres vivos, através de ações possíveis compartilhadas entre o meio rural e o meio urbano. O entendimento dessas relações é possível quando se reconhece que um processo educativo alternativo e emancipatório é o único caminho para uma conscientização de Bem Viver, a fim de recuperar nossa sabedoria instintiva, nossa capacidade amorosa, criatividade e consequentemente de conhecer e reconhecer pessoas, grupos, território e natureza. Conclui-se esse texto com um convite a uma transformação de estilo de vida, por alternativas viáveis e reais, com diversos graus de comprometimento.

Palavras-Chave: estilo de vida; sustentabilidade; meio ambiente.

Biografia do Autor

Ana Christina Duarte Pires, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Agronomia pela UFPR, possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é professora do quadro permanente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Curso de Tecnologia em Agroecologia. A produção acadêmica se concentra na interface entre educação, sociologia e agroecologia. Temas de pesquisa incluem produção agroecológica, desenvolvimento rural sustentável, educação e políticas públicas de agroecologia. É membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia e Políticas Públicas e do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA - Juçara) da UFPR.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

Duarte Pires, A. C. (2021). AGROECOLOGIA COMO EDUCAÇÃO PARA O BEM VIVER. Divers@!, 14(2), 17–26. https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.82925

Edição

Seção

Dossiê