Estado da arte da temática de Internacionalização do Ensino Superior e de suas Instituições: mapeamento sistemático da produção global
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.82225Resumo
Diante da realidade do aumento de estudos no que tange à Internacionalização do Ensino Superior, vê-se a necessidade de realizar o estudo a respeito do estado da arte do tema, com o objetivo de captar, sistematizar e analisar a produção científica sobre a temática da Internacionalização do Ensino Superior. Para atingir este objetivo foi realizado um estudo em 58 artigos, sendo todos voltados ao tema central citado acima, dos quais foram classificados a fim de maior organização e clareza dos dados, em 4 seções, são elas: (i) ano de publicação; (ii) autor(es) responsáveis pelo estudo; (iii) país de publicação; (iv) artigos publicados no International Journal of Educational Management. Foram encontradas nas categorias de análise futura, ou seja, pesquisas futuras, as seguintes lacunas: (i) estudos que partam de amostras maiores e diversificadas, para melhor representatividade da Internacionalização do Ensino Superior; (ii) estudos que tratam dos fatores decisivos para indivíduos no contexto da internacionalização de estudantes; (iii) estudos que tragam contribuição metodológica por meio de pesquisas mistas dentro da área de international education; (iv) estudos que abordem os esforços individuais de pesquisadores para a internacionalização, bem como as parcerias internacionais entre IES, com foco em particularidades culturais. Além disso, também foram analisados os autores mais citados.
Palavras-chave: internacionalização no ensino superior; ensino superior; estratégia organizacional; educação internacional.
Referências
Ahmad, S. Z., Buchanan, F. R., & Ahmad, N. Examination of students’ selection criteria for international education. International Journal of Educational Management. v. 30, n. 6, p. 1088-1103, 2016.
ALSHARARI, N. M. Internationalization market and higher education field: institutional perspectives. International Journal of Educational Management, v. 34, n. 2, p. 315-334, 2019.
AYOUBI, R. M.; AL-HABAIBEH, A. An investigation into international business collaboration in higher education organisations: A case study of international partnerships in four UK leading universities. International Journal of Educational Management, v. 20, n. 5, p. 380-396, 2006.
AYOUBI, R. M.; MASSOUD, H. Is it because of partners or partnerships? An investigation into the main obstacles of developing international partnerships in four UK universities. International Journal of Educational Management, v. 26, n. 4, p. 338-353, 2012.
AYOUBI, R. M.; MASSOUD, H. K. The strategy of internationalization in universities: A quantitative evaluation of the intent and implementation in UK universities. International Journal of educational Management, v. 21, n. 4, p. 329-349, 2007.
Belfort, A. C., dos Santos Teixeira, G. C., Martens, C. D. P., & Maccari, E. A. (2015). Módulo internacional e sua contribuição para a internacionalização de instituições de ensino superior. In 8º Congresso IFBAE. 18 e 19 de maio de 2015 (pp. 1-21).
Cabral, Sandro, and Sérgio Giovanetti Lazzarini. "Internacionalizar é preciso, produzir por produzir não é preciso." Organizações & Sociedade 18 (2011): 541-542.
CANEN, A. G.; CANEN, A. Looking at multiculturalism in international logistics: an experiment in a higher education institution. International Journal of Educational Management, v. 15, n. 3, p. 145-152, 2001.
Capes. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2010). Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Area Document 2013: Area of Administration). 2013. <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Administração_doc_area_e_comissão_16out.pdf>
CARNEIRO, J.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; CUERVO-CAZURRA, A.; GONZALEZ-PEREZ, M. A.; OLIVAS-LUJÁN, M.; PARENTE, R.; XAVIER, W. Doing Research and Publishing on Latin America. International Business in Latin America, v. 1, n. 1, p. 11-46, 2015.
Carr, S.; C.; McKay, D.; Rugimbana, R. Managing Australia’s aid‐and self‐funded international students. International Journal of Educational Management, v. 13, n. 4, p. 167-172, 1999.
CHEUNG, A.; GUO, X.; WANG, X.; MIAO, Z. Push and pull factors influencing Mainland Chinese MEd students in Hong Kong. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 7, p. 1539-1560, 2019.
CUBILLO, J. M.; SÁNCHEZ, J.; CERVIÑO, J. International students' decision‐making process. International Journal of Educational Management, v. 20, n. 2, p. 101-115, 2006.
DE WIT, H. Internationalization of higher education in the United States of America and Europe: A historical, comparative and conceptual analysis. Westport: Greenwood, 2002.
EBSCO. Busca por Internationalization of Higher Education em título, 2022. Disponível em: <https://essentials.ebsco.com/search/eds?language=en&query=internationalization+of+higher+education&searchfield=TI>. Acesso em: 29 de jun. de 2022.
ELKIN, G.; FARNSWORTH, J.; TEMPIER, A. Strategy and the internationalisation of universities. International Journal of Educational Management, v. 22, n. 3, p. 239-250, 2008.
GBOLLIE, C.; GONG, S. Emerging destination mobility: Exploring African and Asian international students’ push-pull factors and motivations to study in China. International Journal of Educational Management, v. 34, n. 1, p. 18-34, 2020.
GOOGLE SCHOLAR. Busca por Internationalization of Higher Education em título, 2022. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?as_vis=1&q=allintitle:+%22internationalization+of+higher+education%22&hl=en&as_sdt=0,5>. Acesso em: 29 de jun. de 2022.
HEFFERNAN, T.; WILKINS, S.; BUTT, M. M. Transnational higher education: The importance of institutional reputation, trust and student-university identification in international partnerships. International Journal of Educational Management, v. 32, n. 2, p. 227-240, 2018.
HILL, C.; THABET, R. A. Managing international branch campuses: Lessons learnt from eight years on a branch campus in Malaysia. International Journal of Educational Management, v. 32, n. 2, p. 310-322, 2018.
HUONG, L.; KOO, F. K.; ARAMBEWELA, R.; ZUTSHI, A. Voices of dissent: unpacking Vietnamese international student experience. International Journal of Educational Management, v. 31, n. 3, p. 280-292, 2017.
INTERNATIONAL JOURNAL OF EDUCATIONAL MANAGEMENT – IJEM. Busca por Internationalization of Higher Education, 2021. Disponível em: < https://www.emerald.com/insight/search?q=title%3A%22Internationalization+of+Higher+Education%22&advanced=true&ipp=50>. Acesso em: 20 de março de 2021.
JAMES-MACEACHERN, M.; YUN, D. Exploring factors influencing international students’ decision to choose a higher education institution: A comparison between Chinese and other students. International Journal of Educational Management, v. 31, n. 3, p. 343-362, 2017.
KAMAL BASHA, N..; SWEENEY, J. C.; SOUTAR, G. N. International students’ university preferences: how different are Malaysian and Chinese students?. International Journal of Educational Management, v. 30, n. 2, p. 197-210, 2016.
KISIOLEK, A.; KARYY, O.; НALKIV, L. The utilization of Internet marketing communication tools by higher education institutions (on the example of Poland and Ukraine). International Journal of Educational Management, v. 35, n. 4, p. 754-767, 2021.
KNIGHT, J. Internationalization remodeled: Definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.
MACKENZIE, S. B. The dangers of poor construct conceptualization. Journal of the academy of marketing science, v. 31, n. 3, p. 323-326, 2003.
MARINGE, F. Strategies and challenges of internationalisation in HE: An exploratory study of UK universities. International Journal of Educational Management, v. 23, n. 7, p. 553-563, 2009.
MARINGE, F.; JENKINS, J. Stigma, tensions, and apprehension: The academic writing experience of international students. International Journal of Educational Management, v. 29, n. 5, p. 609-626, 2015.
MAZZAROL, T. W.; SOUTAR, G. N. Australian educational institutions' international markets: a correspondence analysis. International Journal of Educational Management, v. 22, n. 3, p. 229-238, 2008.
MAZZAROL, T.; SOUTAR, G. N. “Push‐pull” factors influencing international student destination choice. International Journal of Educational Management, v. 16, n. 2, p. 82-90, 2002.
MAZZAROL, T.; SOUTAR, G. N.; SENG, M. S. Y. The third wave: Future trends in international education. International Journal of Educational Management, v. 17, n. 3, p. 90-99, 2003.
NEALE, R. H.; SPARK, A.; CARTER, J. Developing internationalisation strategies, University of Winchester, UK. International Journal of Educational Management, v. 32, n. 1, p. 171-184, 2018.
ROMANI-DIAS, M.; CARNEIRO, J. Internationalization in higher education: faculty tradeoffs under the social exchange theory. International Journal of Educational Management, v. 34, n. 3, p. 461-476, 2019.
ROMANI-DIAS, M.; CARNEIRO, J.; BARBOSA, A. S. Internationalization of higher education institutions: the underestimated role of faculty. International Journal of Educational Management, v. 34, n. 3, p. 461-476, 2019.
SANTOS, C. L.; RITA, P.; GUERREIRO, J. Improving international attractiveness of higher education institutions based on text mining and sentiment analysis. International Journal of Educational Management, v. 32, n. 8, p. 431-447, 2018.
Teichler, U. (2003). The future of higher education and the future of higher education research. Tertiary Education & Management, 9(3), 171-185.
TRESHCHEVSKY, Y.; IGOLKIN, S. L.; SHATALOV, M. Internationalization of the educational services market through development of the system of remote education: possibilities and barriers. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 3, p. 478-485, 2019.
TYURINA, Y.; TROYANSKAYA, M.; ERMOLINA, L.; BOGOVIZ, A. V.; LOBOVA, S. Possibilities and barriers for practical application of internationally recognized diplomas of remote education. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 3, p. 494-502, 2019.
UNESCO. Relato de ciência da Unesco Rumo a 2030: Visão Geral e cenário Brasileiro. Paris: Unesco Publishing, 2015. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002354/ 235407por.pdf> Acesso em 20 de março de 2021.
WANG, Z.; CRAWFORD, I. Factors motivating destination decisions of Chinese study abroad students. International Journal of Educational Management, v. 35, n. 2, p. 408-425, 2020.
WICKRAMASINGHE, V. Higher education in state universities in Sri Lanka: Review of higher education since colonial past through international funding for development. International Journal of Educational Management, v. 32, n. 3, p. 463-478, 2018.
ZARE, M. N.; POURKARIMI, J.; REZAEIAN, S. Barriers and challenges to international interactions of the faculty members in Iran. International Journal of Educational Management, v. 32, n. 4, p. 652-668, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.