Estado da arte da temática de Internacionalização do Ensino Superior e de suas Instituições: mapeamento sistemático da produção global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.82225

Resumo

Diante da realidade do aumento de estudos no que tange à Internacionalização do Ensino Superior, vê-se a necessidade de realizar o estudo a respeito do estado da arte do tema, com o objetivo de captar, sistematizar e analisar a produção científica sobre a temática da Internacionalização do Ensino Superior. Para atingir este objetivo foi realizado um estudo em 58 artigos, sendo todos voltados ao tema central citado acima, dos quais foram classificados a fim de maior organização e clareza dos dados, em 4 seções, são elas: (i) ano de publicação; (ii) autor(es) responsáveis pelo estudo; (iii) país de publicação; (iv) artigos publicados no International Journal of Educational Management. Foram encontradas nas categorias de análise futura, ou seja, pesquisas futuras, as seguintes lacunas: (i) estudos que partam de amostras maiores e diversificadas, para melhor representatividade da Internacionalização do Ensino Superior; (ii) estudos que tratam dos fatores decisivos para indivíduos no contexto da internacionalização de estudantes; (iii) estudos que tragam contribuição metodológica por meio de pesquisas mistas dentro da área de international education; (iv) estudos que abordem os esforços individuais de pesquisadores para a internacionalização, bem como as parcerias internacionais entre IES, com foco em particularidades culturais. Além disso, também foram analisados os autores mais citados.

Palavras-chave: internacionalização no ensino superior; ensino superior; estratégia organizacional; educação internacional.

Biografia do Autor

Khalil Gamel El Tassa, Universidade Positivo (UP), Curitiba, Paraná

Estudante de Ciências Econômicas

Marcello Romani-Dias, Professor dos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) e em Gestão Ambiental (PPGAMB), UP, Curitiba/PR, Brasil

Professor dos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) e em Gestão Ambiental (PPGAMB), UP, Curitiba/PR, Brasil

Referências

Ahmad, S. Z., Buchanan, F. R., & Ahmad, N. Examination of students’ selection criteria for international education. International Journal of Educational Management. v. 30, n. 6, p. 1088-1103, 2016.

ALSHARARI, N. M. Internationalization market and higher education field: institutional perspectives. International Journal of Educational Management, v. 34, n. 2, p. 315-334, 2019.

AYOUBI, R. M.; AL-HABAIBEH, A. An investigation into international business collaboration in higher education organisations: A case study of international partnerships in four UK leading universities. International Journal of Educational Management, v. 20, n. 5, p. 380-396, 2006.

AYOUBI, R. M.; MASSOUD, H. Is it because of partners or partnerships? An investigation into the main obstacles of developing international partnerships in four UK universities. International Journal of Educational Management, v. 26, n. 4, p. 338-353, 2012.

AYOUBI, R. M.; MASSOUD, H. K. The strategy of internationalization in universities: A quantitative evaluation of the intent and implementation in UK universities. International Journal of educational Management, v. 21, n. 4, p. 329-349, 2007.

Belfort, A. C., dos Santos Teixeira, G. C., Martens, C. D. P., & Maccari, E. A. (2015). Módulo internacional e sua contribuição para a internacionalização de instituições de ensino superior. In 8º Congresso IFBAE. 18 e 19 de maio de 2015 (pp. 1-21).

Cabral, Sandro, and Sérgio Giovanetti Lazzarini. "Internacionalizar é preciso, produzir por produzir não é preciso." Organizações & Sociedade 18 (2011): 541-542.

CANEN, A. G.; CANEN, A. Looking at multiculturalism in international logistics: an experiment in a higher education institution. International Journal of Educational Management, v. 15, n. 3, p. 145-152, 2001.

Capes. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2010). Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Area Document 2013: Area of Administration). 2013. <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Administração_doc_area_e_comissão_16out.pdf>

CARNEIRO, J.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; CUERVO-CAZURRA, A.; GONZALEZ-PEREZ, M. A.; OLIVAS-LUJÁN, M.; PARENTE, R.; XAVIER, W. Doing Research and Publishing on Latin America. International Business in Latin America, v. 1, n. 1, p. 11-46, 2015.

Carr, S.; C.; McKay, D.; Rugimbana, R. Managing Australia’s aid‐and self‐funded international students. International Journal of Educational Management, v. 13, n. 4, p. 167-172, 1999.

CHEUNG, A.; GUO, X.; WANG, X.; MIAO, Z. Push and pull factors influencing Mainland Chinese MEd students in Hong Kong. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 7, p. 1539-1560, 2019.

CUBILLO, J. M.; SÁNCHEZ, J.; CERVIÑO, J. International students' decision‐making process. International Journal of Educational Management, v. 20, n. 2, p. 101-115, 2006.

DE WIT, H. Internationalization of higher education in the United States of America and Europe: A historical, comparative and conceptual analysis. Westport: Greenwood, 2002.

EBSCO. Busca por Internationalization of Higher Education em título, 2022. Disponível em: <https://essentials.ebsco.com/search/eds?language=en&query=internationalization+of+higher+education&searchfield=TI>. Acesso em: 29 de jun. de 2022.

ELKIN, G.; FARNSWORTH, J.; TEMPIER, A. Strategy and the internationalisation of universities. International Journal of Educational Management, v. 22, n. 3, p. 239-250, 2008.

GBOLLIE, C.; GONG, S. Emerging destination mobility: Exploring African and Asian international students’ push-pull factors and motivations to study in China. International Journal of Educational Management, v. 34, n. 1, p. 18-34, 2020.

GOOGLE SCHOLAR. Busca por Internationalization of Higher Education em título, 2022. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?as_vis=1&q=allintitle:+%22internationalization+of+higher+education%22&hl=en&as_sdt=0,5>. Acesso em: 29 de jun. de 2022.

HEFFERNAN, T.; WILKINS, S.; BUTT, M. M. Transnational higher education: The importance of institutional reputation, trust and student-university identification in international partnerships. International Journal of Educational Management, v. 32, n. 2, p. 227-240, 2018.

HILL, C.; THABET, R. A. Managing international branch campuses: Lessons learnt from eight years on a branch campus in Malaysia. International Journal of Educational Management, v. 32, n. 2, p. 310-322, 2018.

HUONG, L.; KOO, F. K.; ARAMBEWELA, R.; ZUTSHI, A. Voices of dissent: unpacking Vietnamese international student experience. International Journal of Educational Management, v. 31, n. 3, p. 280-292, 2017.

INTERNATIONAL JOURNAL OF EDUCATIONAL MANAGEMENT – IJEM. Busca por Internationalization of Higher Education, 2021. Disponível em: < https://www.emerald.com/insight/search?q=title%3A%22Internationalization+of+Higher+Education%22&advanced=true&ipp=50>. Acesso em: 20 de março de 2021.

JAMES-MACEACHERN, M.; YUN, D. Exploring factors influencing international students’ decision to choose a higher education institution: A comparison between Chinese and other students. International Journal of Educational Management, v. 31, n. 3, p. 343-362, 2017.

KAMAL BASHA, N..; SWEENEY, J. C.; SOUTAR, G. N. International students’ university preferences: how different are Malaysian and Chinese students?. International Journal of Educational Management, v. 30, n. 2, p. 197-210, 2016.

KISIOLEK, A.; KARYY, O.; НALKIV, L. The utilization of Internet marketing communication tools by higher education institutions (on the example of Poland and Ukraine). International Journal of Educational Management, v. 35, n. 4, p. 754-767, 2021.

KNIGHT, J. Internationalization remodeled: Definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.

MACKENZIE, S. B. The dangers of poor construct conceptualization. Journal of the academy of marketing science, v. 31, n. 3, p. 323-326, 2003.

MARINGE, F. Strategies and challenges of internationalisation in HE: An exploratory study of UK universities. International Journal of Educational Management, v. 23, n. 7, p. 553-563, 2009.

MARINGE, F.; JENKINS, J. Stigma, tensions, and apprehension: The academic writing experience of international students. International Journal of Educational Management, v. 29, n. 5, p. 609-626, 2015.

MAZZAROL, T. W.; SOUTAR, G. N. Australian educational institutions' international markets: a correspondence analysis. International Journal of Educational Management, v. 22, n. 3, p. 229-238, 2008.

MAZZAROL, T.; SOUTAR, G. N. “Push‐pull” factors influencing international student destination choice. International Journal of Educational Management, v. 16, n. 2, p. 82-90, 2002.

MAZZAROL, T.; SOUTAR, G. N.; SENG, M. S. Y. The third wave: Future trends in international education. International Journal of Educational Management, v. 17, n. 3, p. 90-99, 2003.

NEALE, R. H.; SPARK, A.; CARTER, J. Developing internationalisation strategies, University of Winchester, UK. International Journal of Educational Management, v. 32, n. 1, p. 171-184, 2018.

ROMANI-DIAS, M.; CARNEIRO, J. Internationalization in higher education: faculty tradeoffs under the social exchange theory. International Journal of Educational Management, v. 34, n. 3, p. 461-476, 2019.

ROMANI-DIAS, M.; CARNEIRO, J.; BARBOSA, A. S. Internationalization of higher education institutions: the underestimated role of faculty. International Journal of Educational Management, v. 34, n. 3, p. 461-476, 2019.

SANTOS, C. L.; RITA, P.; GUERREIRO, J. Improving international attractiveness of higher education institutions based on text mining and sentiment analysis. International Journal of Educational Management, v. 32, n. 8, p. 431-447, 2018.

Teichler, U. (2003). The future of higher education and the future of higher education research. Tertiary Education & Management, 9(3), 171-185.

TRESHCHEVSKY, Y.; IGOLKIN, S. L.; SHATALOV, M. Internationalization of the educational services market through development of the system of remote education: possibilities and barriers. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 3, p. 478-485, 2019.

TYURINA, Y.; TROYANSKAYA, M.; ERMOLINA, L.; BOGOVIZ, A. V.; LOBOVA, S. Possibilities and barriers for practical application of internationally recognized diplomas of remote education. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 3, p. 494-502, 2019.

UNESCO. Relato de ciência da Unesco Rumo a 2030: Visão Geral e cenário Brasileiro. Paris: Unesco Publishing, 2015. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002354/ 235407por.pdf> Acesso em 20 de março de 2021.

WANG, Z.; CRAWFORD, I. Factors motivating destination decisions of Chinese study abroad students. International Journal of Educational Management, v. 35, n. 2, p. 408-425, 2020.

WICKRAMASINGHE, V. Higher education in state universities in Sri Lanka: Review of higher education since colonial past through international funding for development. International Journal of Educational Management, v. 32, n. 3, p. 463-478, 2018.

ZARE, M. N.; POURKARIMI, J.; REZAEIAN, S. Barriers and challenges to international interactions of the faculty members in Iran. International Journal of Educational Management, v. 32, n. 4, p. 652-668, 2018.

Downloads

Publicado

2022-07-21

Como Citar

El Tassa, K. G., & Romani-Dias, M. (2022). Estado da arte da temática de Internacionalização do Ensino Superior e de suas Instituições: mapeamento sistemático da produção global. Divers@!, 15(1), 51–75. https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.82225

Edição

Seção

Artigos