PERTINÊNCIA E VALIDAÇÃO DO CONHECIMENTO FRENTE A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v13i1.70346Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir a epistemologia da construção do conhecimento científico no contexto histórico, social e educacional atual, nos implicando a compreensão de diversos fatores determinantes que influenciam diretamente na produção e na qualidade do conhecimento científico. A sociedade da informação hoje vivida por todos nós necessita encontrar um equilíbrio relativamente pertinente à validação do conhecimento que incite a uma transformação verdadeira consigo e com as experiências ao nosso redor (epistemologia relacional). Na evolução humana pós- moderna, há um paradoxo frente a falta de formação crítica do conhecimento científico com ilimitadas produções de informação não verificadas nem tanto pertinente e uma sociedade voraz neste consumo, resultado cabal de uma liquidez e volatilidade humana que reflete num indivíduo incapaz de edificar conhecimento. A Sociedade do Conhecimento, da qual acreditamos não existir ainda, enfrenta barreiras para sua sustentação no mercado da realidade acadêmica à medida que exige consciência e diferenciação sobre dado, informação, conhecimento e competência para adquirir, interpretar, analisar, compreender e comunicar no mundo tecnológico atual. O método a ser utilizado será o dedutivo, por meio de pesquisas bibliográficas, dados estatísticos e reflexões filosóficas.
Palavras-chave: epistemologia; produção científica; informação.
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