A AUTONOMIA DO SUJEITO A PARTIR DA FORMAÇÃOUNIVERSITÁRIA: O CASO DO CURSO DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – SETOR LITORAL

Autores

  • Loide Sulamita Mendes do Nascimento UNOPAR
  • Mayra Taiza Sulzbach UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v13i1.70145

Resumo

RESUMO

 

Este artigo aborda a autonomia do sujeito, a partir de Paulo Freire (1997), que se constitui a proposta formativa do Curso de Gestão e Empreendedorismo, da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como documental explicativa e aplicada com abordagem predominantemente qualitativa, a partir do levantamento e análise dos documentos que deram origem ao Setor e ao Curso, considerando os Projetos Políticos Pedagógicos destes. A autonomia do sujeito, como método, foi identificada na metodologia apresentada pelo Projeto Político Pedagógico do Setor e aplicada no Curso, especialmente no Projeto de Aprendizagem – espaço de construção de projetos. Os resultados da pesquisa demonstram que a autonomia prevista para a gestão administrativa e pedagógica de uma universidade se estende ao estudante no Projeto Político Pedagógico, com base na autonomia do sujeito na construção do seu conhecimento, e se apresenta como métodos que orientam os Projetos de Aprendizagem dos estudantes do Curso de Gestão e Empreendedorismo. Porém, com o Plano de Adaptação Curricular, a autonomia do sujeito deixa de ser aplicada no Curso, nos moldes propostos pelo Projeto Político Pedagógico do Setor.

Palavras-chave: Paulo Freire. Projeto Político Pedagógico. Projeto de Aprendizagem. Programa Expansão I.

Biografia do Autor

Loide Sulamita Mendes do Nascimento, UNOPAR

Mestra em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (Matinhos/ PR/BR). Licencianda em Sociologia pela UNOPAR. Docente da rede pública do estado do Paraná.   loide.sulamita@gmail.com.

Mayra Taiza Sulzbach, UFPR

Pós-doutora em Sociologia Econômica na Laboratoire Interdusciplinaire de Sociologie Économique (LISE). Docente da Universidade Federal do Paraná. mayrats@ufpr.br.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Mendes do Nascimento, L. S., & Sulzbach, M. T. (2020). A AUTONOMIA DO SUJEITO A PARTIR DA FORMAÇÃOUNIVERSITÁRIA: O CASO DO CURSO DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – SETOR LITORAL. Divers@!, 13(1), 3–15. https://doi.org/10.5380/diver.v13i1.70145

Edição

Seção

Artigos