A AUTONOMIA DO SUJEITO A PARTIR DA FORMAÇÃOUNIVERSITÁRIA: O CASO DO CURSO DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – SETOR LITORAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v13i1.70145Resumo
RESUMO
Este artigo aborda a autonomia do sujeito, a partir de Paulo Freire (1997), que se constitui a proposta formativa do Curso de Gestão e Empreendedorismo, da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como documental explicativa e aplicada com abordagem predominantemente qualitativa, a partir do levantamento e análise dos documentos que deram origem ao Setor e ao Curso, considerando os Projetos Políticos Pedagógicos destes. A autonomia do sujeito, como método, foi identificada na metodologia apresentada pelo Projeto Político Pedagógico do Setor e aplicada no Curso, especialmente no Projeto de Aprendizagem – espaço de construção de projetos. Os resultados da pesquisa demonstram que a autonomia prevista para a gestão administrativa e pedagógica de uma universidade se estende ao estudante no Projeto Político Pedagógico, com base na autonomia do sujeito na construção do seu conhecimento, e se apresenta como métodos que orientam os Projetos de Aprendizagem dos estudantes do Curso de Gestão e Empreendedorismo. Porém, com o Plano de Adaptação Curricular, a autonomia do sujeito deixa de ser aplicada no Curso, nos moldes propostos pelo Projeto Político Pedagógico do Setor.
Palavras-chave: Paulo Freire. Projeto Político Pedagógico. Projeto de Aprendizagem. Programa Expansão I.
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