Open Journal Systems

INTERAÇÕES ENTRE SOCIEDADE, TECNOLOGIA E ESCOLA

Fernanda Henriques Alonso e Santos, Maria Sara de Lima Dias

Resumo


O objetivo do presente artigo é apresentar as reflexões e conceitos a partir do referido referencial teórico, sem a pretensão de esgotar o tema, mas propondo aproximação inicial com o assunto tratado. As reflexões sobre a interação entre Educação, Trabalho e Tecnologia aqui apresentadas foram concebidas a partir da revisão bibliográfica do referencial teórico discutido na disciplina de “Educação Tecnologia e Sociedade”, do Programa de pós graduação em Tecnologia e sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Esta disciplina aborda conceitos e aspectos da educação e sua interação com a sociedade e a tecnologia, fomentando discussões acerca dos novos paradigmas do conhecimento e seus impactos sobre o saber tecnológico, bem como discussões relacionadas às questões epistemológicas e éticas que envolvem a tecnologia, sua relação com o contexto da educação do trabalhador. O referencial teórico aqui apresentado destaca autores e pesquisadores da sociologia, da educação e do campo de Estudos Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). O artigo apresenta inicialmente a concepção de Educação a partir do “Quadro Teórico” de Bárbara Freitag, em seguida são apresentadas as concepções de Mariano Fernándes Enguita, que aborda a relação Educação-Trabalho, numa perspectiva da educação como processo de preparação para o trabalho. Por fim são apresentadas reflexões acerca da Tecnologia e suas interações com o campo da Educação e do trabalho a partir das reflexões dos autores Dermeval Saviani e Gaudêncio Frigotto. Conclui-se que historicamente os processos educacionais permanecem direcionados à preparação para o trabalho: o ensino como via de manutenção da ordem social, não com propósito de formar senso crítico.

Palavras-chave: Educação; Trabalho; Ciência.


Texto completo:

PDF

Referências


ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2º edição. Rio de Janeiro: Guanabara – RJ, 1986.

FREITAG, Bárbara. Quadro Teórico. In: Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Moraes Ltda. 1986. p. 15-43.

ENGUITA, Mariano F. Do lar à fábrica, passando pela sala de aula: a gênese da escola de massas. In: A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989, p. 105-131.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. 2007, vol.12, n.34, pp. 152-165.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Fundamentos científicos e técnicos da relação trabalho e educação no Brasil de hoje. In: LIMA, Julio Cesar França; NEVES, Lucia Maria Wanderley. Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Fiocruz/EPSJV, 2007, p. 241-287.

CARVALHO, Marilia G. Tecnologia e sociedade. In BASTOS, J. A. Tecnologia & interação. Cap. 5. Curitiba: CEFET/PR, 1998.

CUPANI, Alberto. Filosofia da Tecnologia: um convite (3a edição). Editora da UFSC, 2011.

CUTCLIFFE, Stephen H. La emergencia de CTS como campo académico. In: ______. Ideas, máquinas y valores: los estudios de ciencia, tecnología y sociedad. México: Universidade Nacional Autônoma do México, 2003. p. 07-24.

LINSINGEN, Irlan von; BAZZO, Walter A.; PEREIRA, Luiz T. V. O que é ciência, tecnologia e sociedade? In: ______. Introdução aos estudos CTS: ciência, tecnologia e sociedade. Espanha: OEI, 2003. p. 119-156 (Cadernos de Ibero-América).

WINNER, Langdon. “Do Artifacts have Politics?” in __________. 1986. “The Whale and the Reactor – A Search for Limits in an Age of High Technology”. Chicago: The University of Chicago Press. p. 19-39. [Tradução para Português por Fernando Manso]




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v13i1.69878

Apontamentos

  • Não há apontamentos.