TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DOS OBJETOS ESCOLARES NA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO SÉCULO XXI

Autores

  • Ana Paula da Silva Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade https://orcid.org/0000-0001-7222-2751
  • Eloy Fassi Casagrande Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maclovia Corrêa da Silva UTFPR
  • Marcia Regina Rodrigues da Silva Zago Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v13i1.69828

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as relações entre tecnologia e educação considerando o papel dos objetos escolares presentes na cultura material escolar. As reflexões se apoiam em práticas introduzidas com a Modernidade, contando com a perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O estudo foi realizado em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino do município de Piraquara/PR - Região Metropolitana de Curitiba (RMC), utilizando a técnica da entrevista centrada na pessoa da diretora da instituição. As análises apontam para uma ressignificação de alguns objetos no contexto educativo, especialmente os eletrônicos, estando estes dentre os principais objetos inutilizados em poucas décadas. A substituição destes artefatos tecnológicos ocorre por obsolescência de certas funções, e isto gera resíduos de descarte complexo. A novidade é atraente e pode se prender a uma visão determinista da tecnologia no contexto das práticas pedagógicas. A crença e o desejo de melhorar as práticas pedagógicas precisam ser avaliadas, porque as instituições de ensino podem criar impasses ambientais, sociais e culturais que requerem outras formas de organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Desenvolvimento tecnológico; escola municipal; práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade(PPGTE) - UTFPR - Campus Curitiba

Eloy Fassi Casagrande Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor da UTFPR  - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Maclovia Corrêa da Silva, UTFPR

Professora do Programa de Pós graduação em tecnologia e sociedade na  UTFPR

Marcia Regina Rodrigues da Silva Zago, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Rodrigues, A. P. da S., Casagrande Junior, E. F., Silva, M. C. da, & Zago, M. R. R. da S. (2020). TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DOS OBJETOS ESCOLARES NA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO SÉCULO XXI. Divers@!, 13(1), 98–106. https://doi.org/10.5380/diver.v13i1.69828

Edição

Seção

Artigos