Open Journal Systems

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DOS OBJETOS ESCOLARES NA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO SÉCULO XXI

Ana Paula da Silva Rodrigues, Eloy Fassi Casagrande Junior, Maclovia Corrêa da Silva, Marcia Regina Rodrigues da Silva Zago

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir as relações entre tecnologia e educação considerando o papel dos objetos escolares presentes na cultura material escolar. As reflexões se apoiam em práticas introduzidas com a Modernidade, contando com a perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O estudo foi realizado em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino do município de Piraquara/PR - Região Metropolitana de Curitiba (RMC), utilizando a técnica da entrevista centrada na pessoa da diretora da instituição. As análises apontam para uma ressignificação de alguns objetos no contexto educativo, especialmente os eletrônicos, estando estes dentre os principais objetos inutilizados em poucas décadas. A substituição destes artefatos tecnológicos ocorre por obsolescência de certas funções, e isto gera resíduos de descarte complexo. A novidade é atraente e pode se prender a uma visão determinista da tecnologia no contexto das práticas pedagógicas. A crença e o desejo de melhorar as práticas pedagógicas precisam ser avaliadas, porque as instituições de ensino podem criar impasses ambientais, sociais e culturais que requerem outras formas de organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Desenvolvimento tecnológico; escola municipal; práticas pedagógicas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v13i1.69828

Apontamentos

  • Não há apontamentos.