REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO INTEGRADO

Autores

  • Glauber Pereira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.69697

Resumo

O presente texto estabelece uma reflexão sobre o papel da educação e da escola no processo de constituição e modificação das estruturas sociais, partindo de uma análise que questiona as intencionalidades implicadas nos modelos educacionais hegemônicos. Com críticas à formação voltada aos interesses do capital, mas sem desconsiderar que entre as funções da escola está a preparação para o trabalho, defende-se no artigo o ensino integrado à educação profissional como proposta pedagógica voltada aos interesses da classe trabalhadora. No intuito de se construírem práticas educativas condizentes com um projeto de formação humana integral e não submisso às determinações do mercado, problematizam-se as questões que envolvem o ensino da linguagem, visto que ela é elemento essencial das relações humanas que, no entanto, acaba sendo usada para promover os processos de exclusão social.

Biografia do Autor

Glauber Pereira de Souza

Licenciado em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestrando do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Catarinense (IFC).

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Pereira de Souza, G. (2020). REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO INTEGRADO. Divers@!, 12(2), 53–62. https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.69697

Edição

Seção

Dossiê