TRANSDISCIPLINARIDADE, CUIDADO E LUDICIDADE: CONTORNOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO COTIDIANO MBYA-GUARANI

Autores

  • Karyna Brunetti Lucinda Universidade Federal do Paraná - setor Litoral
  • Marcia Regina Ferreira
  • Ernesto Jacob Keim

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.69513

Resumo

Este artigo decorre da pesquisa para obtenção do título de mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela UFPR, na qual se buscou compreender como a ludicidade, o brincar e as brincadeiras ocorrem na comunidade Pindoty (terra de muitos coqueiros) no litoral do Paraná. Algumas questões surgiram no processo deste trabalho: 1) O campo disciplinar é forma recente de organizar o conhecimento? 2) O que podemos aprender com os nossos ancestrais? 3) Qual a relação entre os elementos encontrados no cotidiano da comunidade Pindoty com a transdisciplinaridade de Nicolescu? Nesse sentido, a pesquisa teve o intuito de conhecer qual a realidade do brincar e das brincadeiras na constituição do ser indígena. A pesquisa contou com um processo investigativo caracterizado com a abordagem qualitativa e descritiva, por meio da pesquisa de campo, com enfoque na abordagem fenomenológica. Observou-se que a ludicidade, o brincar e a brincadeira são constituintes da cultura indígena da tekoa Pindoty e seu território, tendo como base sua ancestralidade e cosmovisão. Com a pesquisa de campo e aprofundamento teórico da dissertação, foi possível observar que a comunidade possui uma postura transdisciplinar, analisada neste texto a partir de aspectos transdisciplinares propostos por Basarab Nicolescu. A dinâmica interativa, amparada em matriz fenomenológica e transdisciplinar, proporcionou subsídios para a compreensão desta cultura a partir da ótica lúdica e da utilização do brincar como estratégia de fortalecimento da cultura local, como espaço de educação formal e não formal dessa comunidade apontando um processo formativo de natureza transdisciplinar, ética e decolonial tão necessárias atualmente.

Biografia do Autor

Karyna Brunetti Lucinda, Universidade Federal do Paraná - setor Litoral

Karyna Brunetti Lucinda, 31 anos. Pedagoga, atuando na Prefeitura Municipal de Guaratuba e como professora na Prefeitura Municipal de Matinhos.  Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável, na linha de pesquisa Socioeconomia e Saberes Locais, pela Universidade Federal do Paraná - setor Litoral.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

Lucinda, K. B., Ferreira, M. R., & Keim, E. J. (2020). TRANSDISCIPLINARIDADE, CUIDADO E LUDICIDADE: CONTORNOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO COTIDIANO MBYA-GUARANI. Divers@!, 12(2), 105–118. https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.69513

Edição

Seção

Dossiê