DESIGN THINKING APLICADO AO CONTEXTO DA INCLUSÃO DIGITAL DA TERCEIRA IDADE
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.69373Resumo
A população idosa, pessoas com mais de 60 anos, nasceu e viveu em uma época em que a tecnologia não era digital, e sim analógica. Existem idosos que ainda não foram englobados neste mundo digital e enfrentam dificuldades para interagir com os computadores. Foi identificado que diversos idosos, tanto membros da comunidade em geral quanto alunos matriculados em cursos técnicos e superiores de uma instituição federal de ensino, não possuem conhecimento em informática. Dessa forma, este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento do projeto de extensão “Inclusão Digital na Terceira Idade” com base na metodologia do Design Thinking (DT). Para isso, professores, psicólogo e alunos formaram uma equipe para desenvolver um curso de Informática Básica, a fim de proporcionar a inclusão digital desses idosos. Na primeira fase, Inspiração, foi necessário que a equipe conhecesse as necessidades, barreiras e desejos dos idosos, assim como delimitar os problemas na forma de oportunidades. Na segunda fase, Ideação, a equipe teve que gerar ideias para as possíveis soluções. Na terceira fase, Implementação, a equipe colocou em prática a solução e coletou feedbacks para melhorar a proposta. O curso foi ofertado de maio a dezembro de 2018 e contou com a participação de 20 idosos. Os resultados alcançados mostram que o desenvolvimento do curso com base na abordagem DT foi satisfatória, visto que teve aprovação dos idosos, incorporou aspectos do design centrado no usuário, houve elaboração de soluções rápidas com flexibilidade e, principalmente, a co-criação durante o processo.
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