INTERVENÇÕES PSICOMOTORAS PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.69369

Resumo

A promoção integral da saúde da criança e do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) configura uma das estratégias centrais do Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de seu Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), nos moldes de um modelo biopsicossocial da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), de maneira a articular estratégias interprofissionais de atenção. Na existência de uma demanda elevada de crianças com atrasos no DNPM, especialmente na linguagem o objetivo do presente estudo é propor e verificar a aplicabilidade de programas de intervenções psicomotoras para promoção e prevenção de crianças com DNPM típico e quando for indicada a reabilitação de crianças com risco ou atraso no DNPM atendidas de forma interprofissional pelo NASF. As crianças foram triadas a partir de encaminhamentos de profissionais, direcionadas em sua maioria à fonoaudióloga, por meio de anamnese e álbum seriado, e por fisioterapeuta, por meio da escala de desenvolvimento motor de Rosa Neto (2015). Assim foram elaboradas atividades para estímulo do DNPM organizados em 3 eixos (Locomotor, Estabilizado e Manipulativo), e nos principais pilares psicomotores (motricidade global e fina, lateralidade, organização espacial e temporal, esquema corporal e equilíbrio, associados ao estímulo de linguagem). As atividades foram testadas ao longo de 2 anos para então serem organizadas e apresentadas com orientações e progressão do nível de dificuldade. Conclui-se que é possível a elaboração e aplicação de programas de intervenções psicomotoras para promoção e prevenção do DNPM de crianças típicas, com risco ou atraso, atendidas de forma interprofissional no ambiente da saúde pública do NASF.

Biografia do Autor

Tainá Ribas Mélo, Doutora em Atividade Física e Saúde (UFPR); fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Paranaguá; colaboradora do IBRATE e Inspirar.

Doutora em Atividade Física e Saúde (UFPR). Mestre em Comportamento Motor pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (2011), possui pós-graduação em "Intervenção em neuropediatria" pela UFSCar (2005) e graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004). Realizou curso de aperfeiçoamento no Conceito Neuroevolutivo Bobath (2007) e no método Isostretching (2006) e no protocolo Pediasuit e Terapia Intensiva (2015). Atuou como professora substituta do curso de fisioterapia da UFPR, setor litoral,foi bolsista REUNI pelo programa de mestrado. Atualmente concursada pela Prefeitura Municipal de Paranaguá (atuação no NASF), professora de Pediatria da UNIANDRADE, professora da pós em neurologia do IBRATE e orientadora de TCC da UNINTER. Preceptora de estágio da UFPR Litoral, preceptora no Projeto PET Saúde- rede de atenção à Pessoa com Deficiência e tutora do curso de capacitação EAD sobre Gênero e Diversidade da UFPR. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Neuropediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento psicomotor, paralisia cerebral, estimulação precoce, intervenção precoce, reeducação postural, escalas de avaliação, marcha humana, gênero e diversidade.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Mélo, T. R., Araujo, L. B. de, Lucchesi, V. de O., & Israel, V. L. (2020). INTERVENÇÕES PSICOMOTORAS PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Divers@!, 12(2), 63–73. https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.69369

Edição

Seção

Dossiê