IMAGENS DA DESIGUALDADE RACIAL ENTRE SUJEITOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v12i1.67141Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar como os sujeitos inseridos em um universo escolar percebiam a questão da desigualdade racial em seus cotidianos. Na busca do entendimento das relações de desigualdade racial em uma realidade específica, a Escola Estadual Professora Abigail dos Santos Correa, estudantes e professores, aproximam-se de uma técnica estatística capaz de produzir imagens do referido espaço social. Após análise qualitativa de 90 entrevistas, os dados tabulados foram processados com Análise de Correspondências Múltiplas (ACM), um tipo de Análise Fatorial capaz de verificar as relações entre variáveis categorizadas. Os resultados revelaram que a quantidade de sujeitos negros no interior da escola é muito reduzida. Mas mesmo assim, são deles, dos negros, os relatos de sofrimento por desigualdade racial. A ACM evidenciou a relação entre cor preta e os relatos de violência, opressão, calúnia e difamação. Nesta luta por um espaço social a reflexão a respeito de falta de oportunidades cede espaço ao grito pela integridade física, emocional e moral, pelo direito de ir e vir livremente.
Palavras-chave: Desigualdade Social; Políticas Públicas; Educação; Análise de Correspondências Múltiplas; Determinantes Sociais da Saúde.
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