IMAGENS DA DESIGUALDADE RACIAL ENTRE SUJEITOS ESCOLARES

Autores

  • Roberto Eduardo Bueno UFPR Litoral
  • Paula Alexandra Reis Bueno

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v12i1.67141

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar como os sujeitos inseridos em um universo escolar percebiam a questão da desigualdade racial em seus cotidianos. Na busca do entendimento das relações de desigualdade racial em uma realidade específica, a Escola Estadual Professora Abigail dos Santos Correa, estudantes e professores, aproximam-se de uma técnica estatística capaz de produzir imagens do referido espaço social. Após análise qualitativa de 90 entrevistas, os dados tabulados foram processados com Análise de Correspondências Múltiplas (ACM), um tipo de Análise Fatorial capaz de verificar as relações entre variáveis categorizadas.  Os resultados revelaram que a quantidade de sujeitos negros no interior da escola é muito reduzida. Mas mesmo assim, são deles, dos negros, os relatos de sofrimento por desigualdade racial. A ACM evidenciou a relação entre cor preta e os relatos de violência, opressão, calúnia e difamação. Nesta luta por um espaço social a reflexão a respeito de falta de oportunidades cede espaço ao grito pela integridade física, emocional e moral, pelo direito de ir e vir livremente.

Palavras-chave: Desigualdade Social; Políticas Públicas; Educação; Análise de Correspondências Múltiplas; Determinantes Sociais da Saúde. 

Referências

ARRETCHE, Marta. (0rg.). Trajetória das Desigualdades: Como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: UNESP/CEM, 2015.

BARROS, Ricardo Paes de; HENRIQUES, Ricardo; MENDONÇA, Rosane. A estabilidade inaceitável: desigualdade e pobreza no Brasil. In: HENRIQUES, Ricardo. (Ed.). Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2000, p. 21-47.

BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. - 3. ed. - Brasília: Ministério da Saúde, 2010, 59 p.

BUENO, Paula Alexandra Reis. Socialização de jovens professores nas licenciaturas em música do Paraná. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2017.

BUENO, R. E., MOYSES, S. J. AND MOYSES, S. T. Millennium development goals and oral health in cities in southern Brazil. Community Dentistry and Oral Epidemiology, 2010, 38, 197-205.

BUENO, R. E., MOYSÉS, S. T., BUENO, P. A. R., et al. Sustainable development and child health in the Curitiba metropolitan mesoregion, State of Paraná, Brazil. Health & Place, 2013, 19, 167-73.

CARVALHO, Helena. Análise Multivariada de Dados Qualitativos. Utilização da Análise de Correspondências Múltiplas com o SPSS. Lisboa: Edições Sílabo, 2008.

CHIESA, A. M., WESTPHAL, M. F., KASHIWAGI, N, M. Geoprocessing and health promotion: social and environmental inequalities, Brazil. Revista de Saúde Pública, 2002, 36(5).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GUIA GEOGRÁFICO, Mapas do Brasil – Paraná Turismo. Disponível em: <http://www.mapas-brasil.com/parana/litoral.htm>. Acesso em: 29/11/2018.

IBGE, Portal do Instituto de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=pr>. Acesso em: 27/11/2018.

IPARDES, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Disponível em:<http://www.ipardes.gov.br>. Acesso em: 10/02/2016.

________. Mapa do Brasil com destaque no Estado do Paraná. 2016. 1 mapa, color. Disponível em: <http://www.ipardes.pr.gov.br/index.php?pg_conteudo=1&cod_conteudo=3>. Acesso em: 02/04/2016.

KADT, E., TASCA, R. Promoting equity: a new approach based on the health sector. São Paulo / Salvador: HUCITEC / Italian Cooperative in Health, 1993.

LABMÓVEL, Laboratório móvel de educação científica da UFPR Litoral. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2018.

MARMOT, M. Health in an unequal world. Lancet, 2006, 368, 2081-94.

MOYSES S. T., MOYSES S. J., WATT R. G. et al. Associations between health promoting schools' policies and indicators of oral health in Brazil. Health Promotion International, 2003, 18(3), 209-18.

NUNES, A., SANTOS, J. R. S., BARATA, R. B., et al. Measuring health inequalities in Brazil: a monitoring proposal. Brasília: Pan American Health Organization, Institute of Applied Economic Research, 224 p, 2001.

RIBEIRO, Carlos Costa; SCHLEGEL, Rogério. Estatificação horizontal da educação superior no Brasil (1960-2010). In: ARRETCHE, Marta. (0rg.). Trajetória das Desigualdades: Como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: UNESP/CEM, 2015, p. 133-162.

WHITEHEAD, M. The concepts and principles of equity and health. Copenhagen: World Health Organization, Regional Office from Europe, 2000.

WHO - World Health Organization. The Ottawa charter for health promotion. Geneva: World Health Organization, 1986.

WHO - World Health Organization. Educational for health: a manual on health education in primary health care. Geneva: World Health Organization, 2000.

WHO Commission on Social Determinants of Health. Closing the Gap in a Generation: Health Equity through Action on the Social Determinants of Health. Geneva: World Health Organization, 2008.

Downloads

Publicado

04-05-2020

Como Citar

Bueno, R. E., & Reis Bueno, P. A. (2020). IMAGENS DA DESIGUALDADE RACIAL ENTRE SUJEITOS ESCOLARES. Divers@!, 12(1), 41–51. https://doi.org/10.5380/diver.v12i1.67141

Edição

Seção

Artigos