PROJETO SOLO VIVO: EXPERIÊNCIAS COM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v11i2.62770Resumo
A educação em solos possibilita o reconhecimento da indissociabilidade deste recurso natural dos demais e sobre sua importância para o meio ambiente e a manutenção da vida terrestre. No entanto, mesmo sendo um tema transversal à todas as disciplinas, acaba sendo trabalhado nas escolas apenas superficialmente ou de maneira equivocada quanto aos conceitos básicos. Nesse sentido, o Projeto Solo Vivo visou amenizar essas deficiências, promovendo a visualização prática das principais características dos solos por estudantes dos ensinos fundamental e médio em três escolas das redes pública e particular da cidade de Curitiba/PR. Através do planejamento, montagem e execução de diversos experimentos, buscou-se a sensibilização das turmas quanto à formação do solo, sua origem e estrutura, bem como as relações ecológicas nele recorrentes. Como principais resultados, observou-se a ampliação da percepção dos estudantes, assim como de toda a comunidade escolar, sobre o papel do solo como componente do ambiente natural e da necessidade de ser conhecido e preservado. Desta forma, concluiu-se que esse
conteúdo curricular, assim como tantos outros em ciências, quando trabalhado com uma abordagem pedagógica diferente da tradicional baseada apenas nos livros didáticos, ajuda os estudantes a constituir o conjunto de competências e habilidades necessários para a temática de solos.
Referências
BATISTA, R. B. Descrição de perfis e neurolinguística. Revista Educação Agrícola Superior, Brasília, v. 17, n. 2, p. 56-62, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos temas transversais: meio ambiente e saúde. Brasília, Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
BIONDI, D.; FALKOWSKI, V. Avaliação de uma atividade de Educação Ambiental com o tema “solo”. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande do Sul, v. 22, 2009.
LIMA, V. C.; LIMA, M. R. de; MELO, V. de F. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007. 130 p.
FALCONI, S. A produção de material didático para o ensino de solos. 2004. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.
FONTES, L. E. F.; MUGGLER, C. C. Educação não formal em solos e o meio ambiente: desafios na virada do milênio. In: CONGRESO
LATINOAMERICANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 14., 1999, Pucón (Chile). Resumenes. Temuco: Universidad de laFrontera, 1999. p. 833.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GUERRA, A. J. T. Geomorfologia urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
LIMA, M. R. de. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência e Educação, Bauru, v.11, n.3, p. 383-395, 2005.
LIMA, V. C., LIMA, M. R. de, MELO, V. de F. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: UFPR/DSEA, 2007.
MUGGLER, C. C; SOBRINHO, F. de A. A. P.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 30, n. 4, p. 733-740, 2006.
OLIVEIRA, D. O conceito de solo sob o olhar de crianças do Ensino Fundamental em escolas de São Paulo-SP. Ciência e Natura, Santa Maria, v.36, Ed. especial, p. 210–214, 2014.
SALDANHA, S., RODRIGUES, T. T., WERLANG, M., PONTES, R., RAMIRES, L. Educação em solos: uma experiência pedagógica com ênfase na erosão hídrica do solo. In: CONGRESSO NACIONAL DE GEOGRAFIA FÍSICA, 1., 2017, Campinas. Anais. Campinas: Instituto de Geociências - Unicamp, 2017.
SANTOS, J. A. A. dos. Saberes em solo em livros didáticos da educação básica. 2011. 53 f. Dissertação (Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa,
SATHRES, S. M.; GRACIOLI, S. V. C.; BALCONI, S. M.; VESTENA, R. D. F. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um viés para o exercício da interdisciplinaridade. IN: Jornada Nacional de Educação, 12, 2006. Santa Maria. Anais. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Programa Solo na Escola. Curitiba, PR. [s.d.]. Disponível em:
http://www.escola.agrarias.ufpr.br/index.htm. Acesso em: 20 mai 2017.
YOSHIOKA, M. H.; LIMA, M. R. Porosidade do solo. Experimentoteca de Solos, Projeto Solo na Escola, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, 2005a. Disponível em:
http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos2.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.
YOSHIOKA, M. H.; LIMA, M. R. Retenção da água pelo solo. Experimentoteca de Solos, Projeto Solo na Escola, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, 2005b. Disponível
em: https://www.sbcs.org.br/wpcontent/uploads/2012/09/experimentotecasolos1.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.
YOUTUBE. Bactéria de estimação. 2012. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=vDXvGQ_d0jY. Acesso em: 20 mai. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.