PROJETO SOLO VIVO: EXPERIÊNCIAS COM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v11i2.62770

Resumo

A educação em solos possibilita o reconhecimento da indissociabilidade deste recurso natural dos demais e sobre sua importância para o meio ambiente e a manutenção da vida terrestre. No entanto, mesmo sendo um tema transversal à todas as disciplinas, acaba sendo trabalhado nas escolas apenas superficialmente ou de maneira equivocada quanto aos conceitos básicos. Nesse sentido, o Projeto Solo Vivo visou amenizar essas deficiências, promovendo a visualização prática das principais características dos solos por estudantes dos ensinos fundamental e médio em três escolas das redes pública e particular da cidade de Curitiba/PR. Através do planejamento, montagem e execução de diversos experimentos, buscou-se a sensibilização das turmas quanto à formação do solo, sua origem e estrutura, bem como as relações ecológicas nele recorrentes. Como principais resultados, observou-se a ampliação da percepção dos estudantes, assim como de toda a comunidade escolar, sobre o papel do solo como componente do ambiente natural e da necessidade de ser conhecido e preservado. Desta forma, concluiu-se que esse
conteúdo curricular, assim como tantos outros em ciências, quando trabalhado com uma abordagem pedagógica diferente da tradicional baseada apenas nos livros didáticos, ajuda os estudantes a constituir o conjunto de competências e habilidades necessários para a temática de solos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Lopes de Freitas, Universidade Federal do Paraná

Sou graduada em Engenharia Agronômica e Ciências Biológicas, com Pós Graduação em Desenvolvimento Regional. Atualmente sou Mestranda em Ciências Ambientais pela UFPR e professora de Ciências e Biologia na Sagrado – Rede de Educação. Tenho 8 anos de experiência lecionando para os ensinos fundamental, médio, técnico e superior, bem como outros segmentos de educação: organização de laboratórios de Ciências, Educação Ambiental, Educação à Distância e Educação do Campo.

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Publicado

2019-07-05

Como Citar

Freitas, M. F. L. de. (2019). PROJETO SOLO VIVO: EXPERIÊNCIAS COM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Divers@!, 11(2), 103–113. https://doi.org/10.5380/diver.v11i2.62770

Edição

Seção

Dossiê