ÁGUA E CIDADANIA: CONSTRUÇÃO DE CARTILHA DIGITAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v11i2.60522Resumo
O ensino de Ciências tem um importante papel na sala de aula por incentivar o desenvolvimento das noções de ambiente, de formações, relações existentes entre seres vivos e não vivos no processo de ensino e aprendizagem, fomentando as discussões que permitem entender as relações humanas e o meio ambiente do ponto de vista das ciências que buscam sua validação no próprio objeto de estudo. Assim, a água é um tema comumente tratado no ensino de Ciências, mas diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a iminente diminuição de água e problemas relacionados, carece de discussões entre os estudantes para a formação da cidadania. Portanto, objetivou-se produzir e licenciar uma cartilha digital que busca trabalhar conceitos de água e cidadania com educandos do ensino fundamental, a fim de contribuir na formação de cidadãos conscientes relacionados ao espaço estuarino do Rio Capibaribe. Para isso, as informações que compõem o levantamento inicial de forma a obter os conhecimentos prévios dos educandos sobre a temática foram obtidas de um questionário com perguntas abertas. A partir desses dados, os educandos elaboraram um mapa mental e uma cartilha com desenhos, pinturas, frases e informações acerca da temática água e cidadania. Como template para produção da cartilha digital, utilizamos a plataforma gratuita PicMonkey e está licenciada com uma Licença Creative Commons. Discutem-se possíveis percursos que os docentes podem realizar junto aos estudantes, de maneira a apontar alternativas para uma mudança de comportamento em sala de aula na formação de cidadãos.Referências
BANDEIRA, M; MONTENEGRO, S.; CABRAL, T. Poluição do Rio Capibaribe. Retranca Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, 2017.
BRAGA, J. Objetos de aprendizagem: introdução e fundamentos. Santo André: UFABC, v. 1, 148 p., 2014.
FONSECA, G.; CALDEIRA, A. M. A. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, n. 1, v. 3, p. 70-92, 2008.
GRAELLS, P. M. Los medios didácticos. Disponível em: <http://peremarques.pangea.org/medios.htm > Acesso em: 22 jun. 2017.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas integradas. São Paulo: Summus, 417 p., 2003.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, Atlas, 310 p., 2003.
MARTEIS, L. S.; MAKOWSKI, L. S.; SANTOS, R. L. C. Abordagem sobre dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas. Scientia Plena, n. 6, v. 7, p. 1-8, 2011.
OLIVEIRA, O. B. & TRIVELATO, S. L. F. Prática docente: o que pensam os professores de ciências biológicas em formação? In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Rio de Janeiro, RJ, 2006. Disponível em: <http://132.248.9.1:8991/hevila/Revistateias/2006/vol7/no13-14/5.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2017.
OLIVEIRA, K. A.; AMARAL, M. A.; DOMINGOS, G. R. A Avaliação do uso de Objetos de Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Informática na Educação, n. 3, v. 19, p. 53-64, 2011.
POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano as conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RABELO, R. C.; GUTJAHR, A. L. N.; HARADA, A. Y. Metodologia do processo da elaboração da cartilha educativa “o papel das formigas na natureza”. Enciclopédia Biosfera, n. 21, v. 11, p. 2769-2777, 2015.
SANCHES, A. A Avaliação na educação pré-escolar: alguns dilemas e perspectivas. EDUSER: Revista de Educação, p. 111-124, 2003.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, v. 17, p. 49-67, 2015.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e práticas educativas”. Maringá, PR, 2007. Disponível em http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigos/019.pdf. Acesso em 22 de junho de 2017.
VIEIRA, V.; BIANCONI, M. L.; DIAS, M. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, n. 4, v. 57, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

