ÁGUA E CIDADANIA: CONSTRUÇÃO DE CARTILHA DIGITAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v11i2.60522Resumo
O ensino de Ciências tem um importante papel na sala de aula por incentivar o desenvolvimento das noções de ambiente, de formações, relações existentes entre seres vivos e não vivos no processo de ensino e aprendizagem, fomentando as discussões que permitem entender as relações humanas e o meio ambiente do ponto de vista das ciências que buscam sua validação no próprio objeto de estudo. Assim, a água é um tema comumente tratado no ensino de Ciências, mas diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a iminente diminuição de água e problemas relacionados, carece de discussões entre os estudantes para a formação da cidadania. Portanto, objetivou-se produzir e licenciar uma cartilha digital que busca trabalhar conceitos de água e cidadania com educandos do ensino fundamental, a fim de contribuir na formação de cidadãos conscientes relacionados ao espaço estuarino do Rio Capibaribe. Para isso, as informações que compõem o levantamento inicial de forma a obter os conhecimentos prévios dos educandos sobre a temática foram obtidas de um questionário com perguntas abertas. A partir desses dados, os educandos elaboraram um mapa mental e uma cartilha com desenhos, pinturas, frases e informações acerca da temática água e cidadania. Como template para produção da cartilha digital, utilizamos a plataforma gratuita PicMonkey e está licenciada com uma Licença Creative Commons. Discutem-se possíveis percursos que os docentes podem realizar junto aos estudantes, de maneira a apontar alternativas para uma mudança de comportamento em sala de aula na formação de cidadãos.Referências
BANDEIRA, M; MONTENEGRO, S.; CABRAL, T. Poluição do Rio Capibaribe. Retranca Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, 2017.
BRAGA, J. Objetos de aprendizagem: introdução e fundamentos. Santo André: UFABC, v. 1, 148 p., 2014.
FONSECA, G.; CALDEIRA, A. M. A. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, n. 1, v. 3, p. 70-92, 2008.
GRAELLS, P. M. Los medios didácticos. Disponível em: <http://peremarques.pangea.org/medios.htm > Acesso em: 22 jun. 2017.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas integradas. São Paulo: Summus, 417 p., 2003.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, Atlas, 310 p., 2003.
MARTEIS, L. S.; MAKOWSKI, L. S.; SANTOS, R. L. C. Abordagem sobre dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas. Scientia Plena, n. 6, v. 7, p. 1-8, 2011.
OLIVEIRA, O. B. & TRIVELATO, S. L. F. Prática docente: o que pensam os professores de ciências biológicas em formação? In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Rio de Janeiro, RJ, 2006. Disponível em: <http://132.248.9.1:8991/hevila/Revistateias/2006/vol7/no13-14/5.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2017.
OLIVEIRA, K. A.; AMARAL, M. A.; DOMINGOS, G. R. A Avaliação do uso de Objetos de Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Informática na Educação, n. 3, v. 19, p. 53-64, 2011.
POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano as conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RABELO, R. C.; GUTJAHR, A. L. N.; HARADA, A. Y. Metodologia do processo da elaboração da cartilha educativa “o papel das formigas na natureza”. Enciclopédia Biosfera, n. 21, v. 11, p. 2769-2777, 2015.
SANCHES, A. A Avaliação na educação pré-escolar: alguns dilemas e perspectivas. EDUSER: Revista de Educação, p. 111-124, 2003.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, v. 17, p. 49-67, 2015.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e práticas educativas”. Maringá, PR, 2007. Disponível em http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigos/019.pdf. Acesso em 22 de junho de 2017.
VIEIRA, V.; BIANCONI, M. L.; DIAS, M. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, n. 4, v. 57, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.