RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ACADÊMICAS DE FISIOTERAPIA EM INTERVENÇÃO PSICOMOTORA COM ADOLESCENTES E ADULTOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DA APAE DE UMA CIDADE DO LITORAL PARANÁ

Autores

  • Franciele Cristina Ferreira de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Manoela de Paula Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Karize Rafaela Mesquita Novakoski Universidade Federal do Paraná
  • Vera Lúcia Israel Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v10i2.58067

Resumo

Desde a graduação em Fisioterapia, é relevante apresentar os acadêmicos à prática profissional. Em pessoas com necessidades especiais, o processo de reconhecimento corporal pode estar prejudicado e por meio de atividades motoras, o fisioterapeuta pode auxiliar o processo de aprendizagem motora. O objetivo deste estudo foi relatar a percepção de acadêmicos de Fisioterapia com intervenções psicomotoras em pessoas com necessidades especiais. Participaram 14 sujeitos com deficiência cognitiva e/ou motora. Após as intervenções, foi possível observar maior identificação número de contornos no desenho. Conclui-se que intervenções psicomotoras podem contribuir para a melhora da percepção corporal e na possível melhora funcional da pessoa com deficiência e que esta atividade foi sensível para apresentar uma fatia do campo profissional aos acadêmicos de Fisioterapia.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

Ferreira de Souza, F. C., Ferreira, M. de P., Novakoski, K. R. M., & Israel, V. L. (2017). RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ACADÊMICAS DE FISIOTERAPIA EM INTERVENÇÃO PSICOMOTORA COM ADOLESCENTES E ADULTOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DA APAE DE UMA CIDADE DO LITORAL PARANÁ. Divers@!, 10(2), 98–105. https://doi.org/10.5380/diver.v10i2.58067

Edição

Seção

Dossiê