Open Journal Systems

TODO MUNDO DEITADO NO CHÃO! CASOS DE PROFESSORES REFÉNS DA DOCÊNCIA

Ricardo de Sena Abrahão, Míriam de Castro Possas, Marlos Vinicius Oliveira Ramos

Resumo


Diante das transformações no sistema de ensino superior privado do país ao longo dos últimos anos, mais precisamente a rápida expansão e a mercantilização do ensino, o docente se vê cada vez mais vulnerável, desvalorizado e refém de situações que lhe causam desgaste, seja por imposição das instituições ou do próprio aluno. O presente artigo traz 8 casos reais de professores de Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas de Uberlândia/MG e São Paulo/SP caracterizando situações de angústia e sofrimento destes profissionais. Sendo assim, o objetivo geral desse artigo é evidenciar situações de violência e opressão de docentes dos cursos de Administração nas IES privadas. O método de pesquisa utilizado foi o da entrevista episódica, trazendo depoimentos da vivência diária dos entrevistados. Entende-se que o modelo educacional em vigor tem causado prejuízos aos docentes destas instituições com reflexos negativos na qualidade do ensino e na formação dos futuros administradores. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v8i1.43874

Apontamentos

  • Não há apontamentos.