PRODUÇÃO ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO CAPIXABA UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v7i2.40713Resumo
Relato da experiência de uma educadora do campo, do estado do Espírito Santo, mestranda de uma pós-graduação interdisciplinar, na cidade de São Paulo. Descrição da vivência na metrópole almejada para usufruir benefícios culturais, das próprias inquietações frente aos conceitos depreciativos sobre a cultura camponesa e o desejo de ampliar olhares sobre as possibilidades de vivências e descobertas dos espaços de vida e de produções culturais, artísticas e sociais do campo capixaba. A busca dos significados da produção capixaba e os valores descobertos da sua expressão artística revelaram a percepção e compreensão do seu próprio mundo. O desvelar da produção artística no Campo Capixaba propiciou à educadora e mestranda uma Aprendizagem Significativa.
No esforço de ampliar conhecimentos, na expectativa de aprofundamento de estudos e de conhecimentos de diferentes áreas, da dúvida sobre certezas construídas, a educadora camponesa resgatou a complexidade do campo. A partir dos significados dessa vida compreendeu e elaborou o que apreendeu da complexidade da vida da metrópole e construiu novos significados reiterando como o conhecimento vai sendo adquirido à medida que novas informações são ancoradas em representação, conceitos e ideias que tem disponíveis em sua estrutura cognitiva (AUSUBEL, 1963).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

