PRODUÇÃO ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO CAPIXABA UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v7i2.40713Resumo
Relato da experiência de uma educadora do campo, do estado do Espírito Santo, mestranda de uma pós-graduação interdisciplinar, na cidade de São Paulo. Descrição da vivência na metrópole almejada para usufruir benefícios culturais, das próprias inquietações frente aos conceitos depreciativos sobre a cultura camponesa e o desejo de ampliar olhares sobre as possibilidades de vivências e descobertas dos espaços de vida e de produções culturais, artísticas e sociais do campo capixaba. A busca dos significados da produção capixaba e os valores descobertos da sua expressão artística revelaram a percepção e compreensão do seu próprio mundo. O desvelar da produção artística no Campo Capixaba propiciou à educadora e mestranda uma Aprendizagem Significativa.
No esforço de ampliar conhecimentos, na expectativa de aprofundamento de estudos e de conhecimentos de diferentes áreas, da dúvida sobre certezas construídas, a educadora camponesa resgatou a complexidade do campo. A partir dos significados dessa vida compreendeu e elaborou o que apreendeu da complexidade da vida da metrópole e construiu novos significados reiterando como o conhecimento vai sendo adquirido à medida que novas informações são ancoradas em representação, conceitos e ideias que tem disponíveis em sua estrutura cognitiva (AUSUBEL, 1963).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.