EDUCAÇÃO, GÊNERO E GERAÇÃO: O PERFIL DAS ESTUDANTES DO PROEJA/FIC DO IFPR/PARANAGUÁ

Autores

  • Nádia Terezinha Covolan Universidade Federal do Paraná
  • Maria Lucia Büher Machado Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v5i2.34163

Resumo

O artigo apresentado é resultado de parte do projeto de pesquisa financiado pelo CNPQ, voltado para a investigação sobre a inserção, permanência e empoderamento de alunas e
alunos do PROEJA, no IFPR, Câmpus Paranaguá, no litoral paranaense.4 Nesse texto, analisamos especificamente o perfil das alunas participantes do PROEJA/ FIC do Ensino
Fundamental. O perfil foi elaborado a partir de questionários aplicados em sala, na turma composta por 15 alunas e 2 alunos, em maio de 2012; num segundo momento, realizamos entrevistas com questões semiestruturadas. Dois pontos nos instigaram como dados de pesquisa - o fato das mulheres serem a grande maioria no curso, somada a especificidade da faixa etária - 80 % do grupo feminino tem entre 39 e 63 anos, todas em fase de letramento. Dessa forma, enfocamos neste artigo, especialmente, as mulheres estudantes, analisando as suas percepções acerca das transformações ocorridas com elas e em suas vidas, a partir da retomada dos estudos. Nesse sentido, discutimos sobre as possibilidades e limites da política educacional do PROEJA/FIC para o empoderamento feminino. Os resultados indicam que
aprender a ler, escrever e fazer contas, mesmo que tardiamente, é decisivo para o aumento da autonomia e do poder decisório feminino e pode, assim, impactar para uma vida mais digna e com maior acesso aos bens socialmente produzidos.

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Como Citar

Covolan, N. T., & Machado, M. L. B. (2012). EDUCAÇÃO, GÊNERO E GERAÇÃO: O PERFIL DAS ESTUDANTES DO PROEJA/FIC DO IFPR/PARANAGUÁ. Divers@!, 5(2). https://doi.org/10.5380/diver.v5i2.34163

Edição

Seção

Artigos