O ESTADO DO PARANÁ: DA ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ESTADUAL AOS CORREDORES BIOCEÂNICOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v5i1.34159Resumo
O artigo aborda a questão do investimento na infraestrutura viária como elemento da integração territorial do estado do Paraná, por conseguinte, aspecto central na estratégia de
desenvolvimento econômico. Nas décadas que sucederam o período pós-guerra, especialmente entre os anos 1950 e 1970, fica clara a necessidade de afirmação do estado
dentro do cenário nacional. Para tanto, a consolidação da rede viária exerceu papel fundamental como unificadora e viabilizadora do escoamento da produção exportável do
estado através do porto de Paranaguá. A partir da crise econômica dos anos 1980 e de forma mais aprofundada na década de 1990, emergiu um novo perfil de gestão do território e de fomento do eixo de circulação consolidado no estado. A última década dos anos 2000 trouxe aportes no que se refere à unificação territorial, projetando o fortalecimento do eixo territorial originalmente definido como tronco do desenvolvimento econômico do estado do Paraná. A
abordagem aqui proposta busca destacar a relação dessa estratégia com o fortalecimento do vértice formado por Curitiba (capital) – Paranaguá (porto) em sua trajetória histórica e em sua conformação atual.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

