O ESTADO DO PARANÁ: DA ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ESTADUAL AOS CORREDORES BIOCEÂNICOS

Autores

  • Cinthia Abrahão Universidade Federal do Paraná. Setor UFPR Litoral
  • Sony Cortese Caneparo Universidade Federal do Paraná
  • Ricardo Sena Abrahão União de Ensino Superior e Serviços em Administração

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v5i1.34159

Resumo

O artigo aborda a questão do investimento na infraestrutura viária como elemento da integração territorial do estado do Paraná, por conseguinte, aspecto central na estratégia de
desenvolvimento econômico. Nas décadas que sucederam o período pós-guerra, especialmente entre os anos 1950 e 1970, fica clara a necessidade de afirmação do estado
dentro do cenário nacional. Para tanto, a consolidação da rede viária exerceu papel fundamental como unificadora e viabilizadora do escoamento da produção exportável do
estado através do porto de Paranaguá. A partir da crise econômica dos anos 1980 e de forma mais aprofundada na década de 1990, emergiu um novo perfil de gestão do território e de fomento do eixo de circulação consolidado no estado. A última década dos anos 2000 trouxe aportes no que se refere à unificação territorial, projetando o fortalecimento do eixo territorial originalmente definido como tronco do desenvolvimento econômico do estado do Paraná. A
abordagem aqui proposta busca destacar a relação dessa estratégia com o fortalecimento do vértice formado por Curitiba (capital) – Paranaguá (porto) em sua trajetória histórica e em sua conformação atual.

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Como Citar

Abrahão, C., Caneparo, S. C., & Abrahão, R. S. (2012). O ESTADO DO PARANÁ: DA ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ESTADUAL AOS CORREDORES BIOCEÂNICOS. Divers@!, 5(1). https://doi.org/10.5380/diver.v5i1.34159

Edição

Seção

Artigos