EDUCAÇÃO (MORAL) DO OLHAR: O CURRÍCULO COMO TECNOLOGIA DE GOVERNO

Autores

  • Daniela da Cruz Schneider Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v5i1.34156

Resumo

O foco central deste trabalho é a construção conceitual que aborda o currículo como tecnologia de governo. O fio condutor ou a substância material que permite esse desenvolvimento fundamenta-se na análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes Visuais (Ensino Fundamental – 5ª a 8ª séries), partindo do pressuposto que são meios, bases,
táticas, procedimentos que visam uma educação moral do olhar. O trabalho vem sendo desenvolvido como prelúdio para a elaboração de dissertação de mestrado. Compreende o
currículo como uma tecnologia de subjetivação e a partir desse pressuposto, lança uma problematização acerca do ensino de Artes Visuais. Neste momento, desenvolve-se como
pesquisa bibliográfica. A construção conceitual, assim como as análises, tem sido perspectivadas pelos estudos foucaultianos em educação.

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Como Citar

Schneider, D. da C. (2012). EDUCAÇÃO (MORAL) DO OLHAR: O CURRÍCULO COMO TECNOLOGIA DE GOVERNO. Divers@!, 5(1). https://doi.org/10.5380/diver.v5i1.34156

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Artigos