DUAS EXPERIÊNCIAS COM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NO PARANÁ

Autores

  • Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovski Universidade Federal do Paraná. Setor UFPR Litoral
  • Rodrigo Rossi Horochovski Universidade Federal do Paraná. Setor UFPR Litoral

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v4i1.34150

Resumo

O artigo trata do ensino de sociologia no Ensino Médio, quando esta disciplina ainda não integrava as disciplinas obrigatórias, por meio de relatos de experiências vivenciadas nos sistema estadual e federal, respectivamente. Revisitamos a prática docente, sublinhando desafios e possibilidades diferenciadas na apreensão, construção e sistematização do conhecimento sociológico. A contextualização e a reflexão constante da realidade social, bem como do pensar e do ensinar sociologia aparecem como elementos fundamentais no desenvolvimento de uma formação crítica e cidadã dos educandos. A eleição de temas geradores permite entrelaçar conhecimentos clássicos e contemporâneos na análise social. Ademais, a interdisciplinaridade e a reflexividade enriquecem e fornecem dinamismo ao processo de aprender/ensinar sociologia.

Downloads

Como Citar

Hoffmann-Horochovski, M. T., & Horochovski, R. R. (2011). DUAS EXPERIÊNCIAS COM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NO PARANÁ. Divers@!, 4(1). https://doi.org/10.5380/diver.v4i1.34150

Edição

Seção

Artigos