A IMIGRAÇÃO JAPONESA DO PASSADO E A IMIGRAÇÃO INVERSA, QUESTÃO GÊNERO E GERAÇÕES NA ECONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v1i1.34039Resumo
O artigo tem por fim estudar as relações imigratórias japonesas. Os motivos históricos que levaram a referida situação no passado. Também o fenômeno da imigração inversa que por sua vez atingiu a população de japoneses nascidos no Brasil, sua causa e aspectos das várias etapas como saída do Brasil, trabalho no Japão e retorno ao país também serão abordados no corpo do texto. Levando em consideração as comemorações do centenário de imigração
japonesa e a lacuna ainda existente nessa área da historia, economia e cultura o objetivo maior do projeto será avaliar a condição da mulher nesse processo de inclusão econômica e cultural que teve inicio em 1908 e na década de 1980 foi retomado. A imigração japonesa vista por diferentes mulheres japonesas de três gerações que serão entrevistadas e estudadas pela analise de conteúdo tendo como fundamento teórico os Estudos de Gênero.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.