INFÂNCIA QUILOMBOLA E SABERES ANCESTRAIS
MEMÓRIAS DE CUIDADO E RESISTÊNCIA NO QUILOMBO JOÃO SURÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.100068Palavras-chave:
Quilombos, Saúde popular, Ancestralidade, Ervas medicinaisResumo
Este artigo propõe uma análise das práticas tradicionais de cuidado com a infância no Quilombo João Surá, localizado no Paraná, a partir de memórias pessoais e entrevistas com anciões da comunidade. Com base em uma abordagem qualitativa e etnográfica, investigam-se os saberes populares transmitidos oralmente por benzedeiras, curandeiros e lideranças quilombolas, que, diante da ausência histórica do Estado, assumiram o protagonismo no cuidado com a saúde infantil por meio de ervas medicinais e rituais de proteção. O trabalho ancora-se nos referenciais teóricos da pedagogia da ancestralidade, da educação do campo e da saúde popular para evidenciar como essas práticas constituem formas de resistência, pedagogias do cuidado e estratégias de sobrevivência coletiva. Destaca-se o papel das mulheres e da oralidade na perpetuação desses conhecimentos, demonstrando que tais saberes integram um sistema educativo profundo, articulado à relação com o território e à memória ancestral.
Referências
BISPO DOS SANTOS, Antônio. Colonialismo, quilombos: modos e significados. São Paulo: Oralituras, 2015.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. Petrópolis: Vozes, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
PROJETO NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO BRASIL. Comunidade Quilombola de João Surá. Série Paraná, Fascículo 02, 2009.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
WALSH, Catherine. Interculturalidade, descolonização do Estado e do conhecimento. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula G. (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009. p. 17–49.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carla Fernanda Galvão Pereira, Carolina dos Anjos Borba

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

