INFÂNCIA QUILOMBOLA E SABERES ANCESTRAIS

MEMÓRIAS DE CUIDADO E RESISTÊNCIA NO QUILOMBO JOÃO SURÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.100068

Palavras-chave:

Quilombos, Saúde popular, Ancestralidade, Ervas medicinais

Resumo

Este artigo propõe uma análise das práticas tradicionais de cuidado com a infância no Quilombo João Surá, localizado no Paraná, a partir de memórias pessoais e entrevistas com anciões da comunidade. Com base em uma abordagem qualitativa e etnográfica, investigam-se os saberes populares transmitidos oralmente por benzedeiras, curandeiros e lideranças quilombolas, que, diante da ausência histórica do Estado, assumiram o protagonismo no cuidado com a saúde infantil por meio de ervas medicinais e rituais de proteção. O trabalho ancora-se nos referenciais teóricos da pedagogia da ancestralidade, da educação do campo e da saúde popular para evidenciar como essas práticas constituem formas de resistência, pedagogias do cuidado e estratégias de sobrevivência coletiva. Destaca-se o papel das mulheres e da oralidade na perpetuação desses conhecimentos, demonstrando que tais saberes integram um sistema educativo profundo, articulado à relação com o território e à memória ancestral.

Biografia do Autor

Carla Fernanda Galvão Pereira, UFPR

Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Curitiba, Paraná, Brasil

Carolina dos Anjos Borba, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BISPO DOS SANTOS, Antônio. Colonialismo, quilombos: modos e significados. São Paulo: Oralituras, 2015.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. Petrópolis: Vozes, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

PROJETO NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO BRASIL. Comunidade Quilombola de João Surá. Série Paraná, Fascículo 02, 2009.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

WALSH, Catherine. Interculturalidade, descolonização do Estado e do conhecimento. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula G. (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009. p. 17–49.

Downloads

Publicado

29-12-2025

Como Citar

Pereira, C. F. G., & Borba, C. dos A. (2025). INFÂNCIA QUILOMBOLA E SABERES ANCESTRAIS: MEMÓRIAS DE CUIDADO E RESISTÊNCIA NO QUILOMBO JOÃO SURÁ. Divers@!, 18(1). https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.100068