A AVENTURA AUTORITÁRIA E O DIÁLOGO TEOLÓGICO: ENTRE DONOSO CORTÉS, JAIME BALMES E CARL SCHMITT

Autores

  • Roberto Bueno UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v55i0.31487

Palavras-chave:

Donoso Cortés, Conservadorismo, Autoritarismo, Teologia, Jaime Balmes, Carl Schmitt

Resumo

Este artigo analisa alguns dos compromissos teóricos do conservadorismo no século XIX espanhol que foi também marcado em matéria política pelo pensamento teológico do catolicismo (Donoso Cortés e Jaime Balmes) e suas conexões com o autoritarismo que permitiu que o século XX os redescobrisse (Carl Schmitt) como trabalhos teóricos muito promissores para reconstruir a teoria da ditadura. É neste sentido que este artigo propõe a análise da conexão teórica entre os três autores.

Biografia do Autor

Roberto Bueno, UFPR

Professor Adjunto I de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Filosofia do Direito e Teoria do Estado pelo Univem (Marília/SP). Especialista em Direito Constitucional e Ciência Política pelo Centro de Estudios Constitucionales de Madrid (CEC/Madrid). Mestrando em Filosofia (UFU). Mestrando em Letras (UFU).

Downloads

Como Citar

Bueno, R. (2012). A AVENTURA AUTORITÁRIA E O DIÁLOGO TEOLÓGICO: ENTRE DONOSO CORTÉS, JAIME BALMES E CARL SCHMITT. Revista Da Faculdade De Direito UFPR, 55. https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v55i0.31487

Edição

Seção

Artigos