DIREITO, POLÍTICA E EDUCAÇÃO NAS ARCADAS IMPERIAIS BRASILEIRAS: BREVE HISTÓRICO

Autores

  • André Peixoto de Souza Faculdade Pitágoras

DOI:

https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v43i0.6978

Palavras-chave:

Direito do Estado, História da Educação e do Direito, Ciência Política e Educação Imperial

Resumo

Este texto apresenta uma abordagem analítica um tanto quanto diferenciada das apresentadas pelos pesquisadores nesta “crise da modernidade”. Pretende-se verificar nesta discussão a passagem de um discurso supostamente jurídico, produzido na Academia de Direito de São Paulo na segunda metade do século XIX, para um discurso político, encontrado nos plenários recém-republicanos. Compreende-se, assim, de que maneira a estrutura política imperial, derivada das composições jurídicas se estabeleceu a partir de discursos incisivos proporcionadores de revoltas, embates, protestos, panfletos e manifestos.

Biografia do Autor

André Peixoto de Souza, Faculdade Pitágoras

Graduado em Direito pela FCJ/UTP e em História pela UFPR. Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Professor de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito na FCJ/UTP. Professor de Humanidades, Coordenador do Curso de Direito e Diretor de Campus da Faculdade Pitágoras de Curitiba e da Faculdade Radial Curitiba. Pesquisador do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CEPEP) da Faculdade Pitágoras de Curitiba.

Downloads

Como Citar

de Souza, A. P. (2005). DIREITO, POLÍTICA E EDUCAÇÃO NAS ARCADAS IMPERIAIS BRASILEIRAS: BREVE HISTÓRICO. Revista Da Faculdade De Direito UFPR, 43. https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v43i0.6978

Edição

Seção

Artigos