Open Journal Systems

REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA DETERMINAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NOS PENSAMENTOS DE THOMAS HUMPHREY MARSHALL E KAREL VASAK

Norton Maldonado Dias, Edinilson Donisete Machado

Resumo


O processo de determinação e surgimento dos direitos fundamentais pode ser vislumbrado por dois significativos pensamentos: um primeiro, proposto por Karel Vasak, adentra em uma crise quando se verifica o aspecto cronológico e histórico de proteções jurídicas que acabam por estar em descompasso com o processo de proteção verificável em tratados e convenções internacionais, e um segundo, que propõe o surgimento e a determinação de direitos fundamentais na perspectiva da cidadania, formulado por Thomas Humphrey Marshall e que acaba por ficar bastante adstrito ao contexto político do histórico britânico, inclusive ignorando o aspecto coletivo e difuso inerentes à noção de prerrogativas compreendidas como fundamentais na atualidade. O trabalho, pelo método dedutivo e bibliográfico, reconhece o surgimento e determinação desses direitos como decorrente de vários fatores, reduzindo a proteção e positivação jurídica a uma dentre as várias influências no processo de seu surgimento. E, também, propõe a solução por meio do realce ao aspecto principiológico de aplicação do postulado da ponderação, desconsiderando propostas que fragmentam esses direitos em diferentes fases de proteção, confrontando suas respectivas naturezas indivisíveis.

Palavras-chave


Direitos Fundamentais. Dimensões de Direitos. Cidadania.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Stato di eccezione. Torino: Bollati Boringhieri, 2003.

BARROS, Sergio Rezende. Noções sobre Gerações de Direitos. [20--]. Disponível em: https://goo.gl/zD7HH4. Acesso em: 26 out. 2015.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 19. ed. São Paulo: Editora Malheiros, 2006.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extradordinário n° 633703. Relatoria de Gilmar Mendes, julgamento em 23/3/2011. Disponível em: www.stf.jus.br. Acesso em: 27 out. 2015.

CANÇADO TRINDADE, Antônio Augusto. A interação entre direito internacional e o direito interno na proteção dos direitos humanos. Arquivos do Ministério da Justiça, n. 182, jul./dez. 1993. p. 27-54.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

EDELMAN, Bernard. Le sujet du droit chez Hegel. La Pensée, n. 170, 1973. p. 70-85.

FALCON Y TELLA, Fernando. Challenges for Human Rights (Nijhoff Law Specials). Boston: Martinus Nijhoff Publishers, 2007.

GIDDENS, Anthony. Structuralism, post-structuralism, and the production of culture. Stanford: Stanford University Press, 1987.

HONESKO, Raquel Schlommer. Discussão histórico-jurídica sobre as gerações de direitos fundamentais: a paz como direito fundamental de quinta geração. In: FACHIN, Zulmar. Direitos fundamentais e cidadania (Org.). São Paulo: Método, 2008.

KASHIURA JÚNIOR, Celso Naoto. Sujeito de direito e capitalismo. 2012. 177 f. Tese (Doutorado em Filosofia e Teoria Geral do Direito) – Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

KELSEN, H. Teoria pura do direito. Tradução João Baptista Machado. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MARMELSTEIN, George. Curso de direitos fundamentais. São Paulo: Atlas, 2008.

MARSHALL, Thomas Humphrey. Cidadania e classe social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

MASCARO, Alysson Leandro. Crítica da legalidade e do direito brasileiro. São Paulo: Quartier Latin, 2008.

MAZZUOLLI, Valério Oliveira. Curso de direito internacional público. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2013.

MOURA, Aline Beltrame. O Discurso da cidadania em Marshall: a influência do modelo clássico na teoria jurídica moderna. Revista Jurivox v. 10. Patos de Minas: 2009, p. 22-34.

PIOVESAN, Flavia. A Constituição Brasileira de 1988 e os tratados internacionais de proteção aos direitos humanos. In: PIOVESAN, Flavia (Org.). Temas de direitos humanos. 2. ed. São Paulo: Max Limonad, 2003.

SARLET, Ingo. A eficácia dos direitos fundamentais. 9. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

SCHÄFER, Jairo. Classificação dos direitos fundamentais: do sistema geracional ao sistema unitário: uma proposta de compreensão. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.

WEIS, Carlos. Direito Humanos Contemporâneos. 1. ed. São Paulo: Malheiros, 1999.

WEIS, Carlos. Direitos Humanos Contemporâneo. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rfdufpr.v62i1.45775