DIREITO, POLÍTICA E RECONHECIMENTO: APONTAMENTOS SOBRE KARL MARX E A CRÍTICA AO DIREITO

Autores

  • Vitor Bartoletti Sartori Faculdade de Direito da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v61i2.43847

Palavras-chave:

Marx. Direito. Reconhecimento. Política.

Resumo

Tendo por essencial a concepção de Marx segundo a qual “o Direito não é mais que o reconhecimento oficial do fato”, tratar-se-á do modo pelo qual a categoria do “reconhecimento” (Anerkennung) se apresenta no tratamento marxiano acerca da esfera jurídica. Em meio a isso, pretende-se traçar aspectos importantes da diferença específica existente entre as esferas da Política e do Direito. Enquanto, para o autor de O capital, a primeira se mostra como um campo em que há alguma possibilidade da explicitação da natureza antagônica da sociedade civil-burguesa (bürgerliche Gesellschaft), ou seja, um terreno que pode levar, com as devidas mediações, à centralidade da luta de classes, no Direito isso parece, em Marx, como algo muito mais difícil de ocorrer, na medida mesma em que a noção de reconhecimento vem à tona.

Biografia do Autor

Vitor Bartoletti Sartori, Faculdade de Direito da UFMG

Bacharel em Direito pela USP, Mestre em História pela PUCSP, Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFMG (Belo Horizonte, MG, Brasil).

Downloads

Publicado

2016-08-23

Como Citar

Sartori, V. B. (2016). DIREITO, POLÍTICA E RECONHECIMENTO: APONTAMENTOS SOBRE KARL MARX E A CRÍTICA AO DIREITO. Revista Da Faculdade De Direito UFPR, 61(2), 203 – 233. https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v61i2.43847

Edição

Seção

Artigos