O VALOR DA JUSTIÇA NA OBRA DE KELSEN

Autores

  • Mario G. Losano Escola de Doutorado em Direito da Universidade de Turim (Scuola di Dottorato in Diritti e Istituzioni dell’Università degli Studi di Torino).

DOI:

https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v59i2.37561

Palavras-chave:

Kelsen. Teoria pura do direito. Validade. Valor da justiça.

Resumo

Ao discutir o valor da justiça na obra de Kelsen, este artigo visa a delinear argumento analisando o mencionado valor por meio do prisma epistemológico adotado pelo teórico do direito em questão, especialmente em sua Teoria pura do direito. Embora tenha elaborado escritos sobre política, teoria da justiça e assim por diante, eles não foram considerados parte de sua teoria jurídica, visto estar baseada em compreensão restrita do direito como validade. De acordo com ela, ainda que reflexões sobre a justiça sejam de grande importância à filosofia, à moral e à política, não têm significância ao direito e sua teoria pura.

Biografia do Autor

Mario G. Losano, Escola de Doutorado em Direito da Universidade de Turim (Scuola di Dottorato in Diritti e Istituzioni dell’Università degli Studi di Torino).

Professor emérito de filosofia do direito e de informática jurídica; professor na Escola de Doutorado em Direito da Universidade de Turim.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

Losano, M. G. (2014). O VALOR DA JUSTIÇA NA OBRA DE KELSEN. Revista Da Faculdade De Direito UFPR, 59(2), 31–45. https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v59i2.37561

Edição

Seção

Artigos