ENTRE O DIREITO, A POLÍTICA E A ECONOMIA: (RE)CONSTRUINDO A ANÁLISE INSTITUCIONAL COMPARATIVA

Autores

  • Rafael de Oliveira Costa Ministério Público do Estado de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v59i2.35183

Palavras-chave:

Análise institucional comparativa. Políticas públicas. Processos de tomada de decisão.

Resumo

O direito, a economia e a política, vislumbrados sob uma ótica eminentemente institucional, são as principais estruturas que compõem o sistema estatal. Este trabalho busca analisar, adotando como metodologia a análise institucional comparativa, o complexo emaranhado de processos de tomada de decisão, buscando definir a instituição mais apta a implementar uma determinada política pública, por meio de uma adaptação, para o cenário nacional, do modelo desenvolvido por Neil Komesar em Imperfect alternatives: choosing institutions in law, economics and public policy.

Biografia do Autor

Rafael de Oliveira Costa, Ministério Público do Estado de São Paulo.

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Universidade de Wisconsin (EUA). Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Promotor de Justiça no Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

Costa, R. de O. (2014). ENTRE O DIREITO, A POLÍTICA E A ECONOMIA: (RE)CONSTRUINDO A ANÁLISE INSTITUCIONAL COMPARATIVA. Revista Da Faculdade De Direito UFPR, 59(2), 75–90. https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v59i2.35183

Edição

Seção

Artigos