Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Conjuntura Global publica artigos e resenhas inéditos da área de Relações Internacionais, produzidos por docentes e pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência Política, Relações Internacionais e áreas afins. A Revista privilegiará a publicação de artigos e resenhas sobre temas contemporâneos cuja abordagem seja capaz de apresentar inovações teóricas e metodológicas na análise de fenômenos internacionais contemporâneos. A Revista não publica artigos submetidos por graduados ou graduandos. Como exigência mínima, os autores precisam estar vinculados a cursos de mestrado.     

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação das contribuições submetidas à Revista Conjuntura Global é realizada por meio das seguintes etapas:

1ª) Todas as contribuições são examinadas pelos Editores da Conjuntura Global, que verificarão: (i) a adequação do artigo ou resenha à política editorial do periódico, bem como às normas de publicação estabelecidas. Contribuições que estejam fora das normas editoriais poderão ser devolvidas aos autores para adequação; (ii) a qualidade teórica e empírica da submissão. Nessa etapa, podem ser recusados artigos com problemas de redação ou excessivamente descritivos, sem apresentação de contribuições teórico-empíricas relevantes; (iii) verificação de plágio ou auto-plágio (existência de partes do manuscrito publicadas em outros veículos, com exceção dos anais de congressos científicos).

2ª) Envio das submissões para os pareceristas que avaliarão os artigos e resenhas em processo duplo-cego. As contribuições podem ser: aceitas sem alterações; aprovadas com a condição de incorporação das recomendações dos avaliadores; ou rejeitadas. Os autores terão prazo para enviar artigos e resenhas cuja publicação está condicionada à incorporação das recomendações dos pareceres. As contribuições reenviadas serão submetidas à nova apreciação dos avaliadores, que poderão aprovar ou rejeitar os artigos e resenhas reapresentados.

Periodicidade

A Revista Conjuntura Global (ISSN 2317-6563) é uma publicação semestral e recebe submissões por meio de fluxo contínuo. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Políticas Éticas e Boas Práticas Editoriais

A Revista Conjuntura Global adota integralmente os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas, organizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE), e as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Os autores e pareceristas, ao submeterem ou aceitarem avaliar um trabalho para à Conjuntura Global, declaram ter conhecimento e concordar integralmente com essas diretrizes.

As diretrizes adotadas pela Conjuntura Global estão listadas abaixo:

Sponsors

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná - PPGCP/UFPR

Fontes de Apoio

Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais - NEPRI/UFPR

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGCP/UFPR

Histórico do periódico

Fundada em setembro de 2012, a Revista Conjuntura Global é fruto das iniciativas do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da UFPR, sob coordenação do Professor Doutor Alexsandro Eugenio Pereira. Na época os alunos do mestrado Leonardo Mèrcher e Caroline Cordeiro organizaram sua realização como membros co-fundadores e tornaram-se Editor Executivo e Editora Executiva Adjunta, respectivamente. Em 2016, após três anos, Caroline Cordeiro assumiu o cargo de Editora Executiva e Claudia Stephan, o de Editora Executiva Adjunta, mantendo o Prof. Alexsandro como Editor Chefe desde sua fundação. A Revista Conjuntura Global é hoje o principal canal acadêmico das Relações Internacionais no Paraná e um dos principais periódicos nacionais, publicando pesquisas locais e internacionais sobre a contemporaneidade.