Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
Recomendamos aos autores que consultem nosso modelo de artigo.
-
O arquivo da submissão deve estar nos formatos '.doc' ou '.docx'. Não serão aceitas submissões em outros formatos ou extensões.
-
No ato da submissão, os autores devem submeter um documento suplementar no qual devem ser informados os nomes de todos os autores bem com suas respectivas titulação principal, vínculo institucional atual, cidade, e-mail de contato e ORCID.
-
As normas para publicação de artigo ou resenha devem respeitar o limite máximo de 8 mil palavras para artigos (incluindo título, resumo, palavras-chave em português e inglês, e referências) e 3 mil para resenhas.
-
Artigos e resenhas devem obedecer às seguintes normas específicas: Folha A4; Margens: Superior e Inferior 2,5 cm; Esquerda e Direita 2 cm. Fonte: Georgia; Tamanho 11 para o texto e 10 para citações literais e notas de rodapé. Espaçamento: 1,5 para o texto; simples para citações literais e para notas de rodapé; não adicionar espaçamento adicional entre parágrafos do mesmo estilo. Os parágrafos devem ser justificados, com 1,27 cm de recuo na margem esquerda da primeira linha.
-
Título em caixa alta e em negrito, contendo no máximo 100 caracteres. Título original traduzido para a língua inglesa, em caixa alta, sem negrito, quando a contribuição for redigida em português. Contribuições redigidas nas outras línguas devem apresentar título original em português.
-
O resumo do artigo deve ser redigido em fonte tamanho 10, com até 250 palavras, devendo obrigatoriamente apresentar de modo explícito: (i) apresentação do tema; (ii) objetivos; (iii) metodologia adotada; e (iv) principais resultados da investigação realizada. As resenhas não necessitam apresentar resumo ou abstract e palavras-chave ou key-words.
-
O resumo (abstract) e as palavras-chave (key-words) devem ser traduzidos para a língua inglesa quando o artigo for redigido em português. Nas demais línguas, é obrigatória a apresentação do resumo e das palavras-chave em português e inglês.
-
Devem ser indicadas até 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
-
As referências utilizadas devem ser inseridas no final do artigo ou resenha, listadas em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT. Os parágrafos das referências devem ser justificados, com espaçamento simples e uma linha separando cada referência, seguindo os modelos abaixo:
[Livro] SOBRENOME, Nome completo. Título em negrito: subtítulo. Número da edição. Local da publicação: Nome da editora, ano.
[Exemplo de livro] WALZER, Michael. Guerras Justas e injustas: Uma argumentação moral com exemplos históricos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
[Capítulo de livro] SOBRENOME, Nome completo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome completo do(s) organizador(es). Título da coletânea em negrito: subtítulo. Número da edição. Local da publicação: Nome da Editora, ano.
[Exemplo de capítulo de livro] KEOHANE, Robert. Institutional Theory and the Realist Change After the Cold War. In: BALDWIN, David. (ed.). Neorealism and Neoliberalism: The Contemporary Debate. New York: Columbia University Press, 1993.
[Artigo publicado em periódico] SOBRENOME, Nome completo. Título do artigo. Nome do periódico em negrito, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, período da publicação, ano.
[Exemplo de artigo publicado em periódico] KEMER, Thaise. A atuação do Brasil para promoção da paz em Angola: um debate sobre o “Brazilian way” (1989 - 2010). Conjuntura Global, vol. 6, n. 3, p. 416-438, 2017.
[Dissertações e Teses] SOBRENOME, Nome completo. Título em negrito. Local. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado) (Grau acadêmico e área de estudos). Instituição em que foi apresentada, ano.
[Exemplo de Dissertações e Teses] SANTOS, Luiz Cláudio Machado dos. As relações Brasil-Portugal: Do Tratado de Amizade e Consulta ao processo de descolonização lusa na África (1953-1975). Brasília. Tese (Doutorado em História). Universidade de Brasília, 2011.
[Documentos eletrônicos] AUTOR. Título em negrito. Disponível em: endereço de acesso; Data de acesso.
[Exemplo de documentos eletrônicos] MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. O Brasil e a reforma das Nações Unidas. Disponível em: http://csnu.itamaraty.gov.br/o-brasil-e-a-reforma; Acesso em: 15/09/2016.
Graduação
Seção destina a artigos de graduação. última edição da revista em que teremos está seçãoDeclaração de Direito Autoral
Os editores da Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) reservam-se o direito de adequar os textos submetidos ao padrão de formatação editorial da revista. Os artigos e resenhas assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando a opinião dos editores da Conjuntura Global.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- A aprovação da produção implica automaticamente a autorização à Revista Conjuntura Global para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.