Letramento em saúde na perspectiva de pessoas com doenças cardiovasculares
estudo de métodos mistos
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.97999ptPalavras-chave:
Letramento em Saúde, Doenças Cardiovasculares, Acesso à Informação, Educação de Pacientes como Assunto, HospitalizaçãoResumo
Objetivo: Analisar o letramento em saúde na perspectiva de pessoas com doenças cardiovasculares.
Método: Estudo de métodos mistos, sequencial explanatório, com 124 pessoas na etapa quantitativa e seis na qualitativa. Coleta dos dados por meio do Health Literacy Questionnaire com entrevistas entre abril e novembro de 2023 em Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. Dados foram analisados de forma descritiva, inferencial, com análise de conteúdo e integração.
Resultados: Os participantes raramente comparam informações de saúde de diferentes fontes, enfrentam falta de equidade nas orientações e delegam cuidados aos familiares. O programa de medicina preventiva pode facilitar o letramento em saúde, destacando o “suporte social” e “interação ativa com profissionais de saúde” como estratégias para superar fragilidades.
Conclusões: Pessoas com doenças cardiovasculares apresentam fragilidades no letramento em saúde, influenciadas pela idade, escolaridade, comprometendo sua autonomia no cuidado. A integração dos dados revelou coerência e divergências entre percepção e prática, apontando para a necessidade de intervenções específicas.
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