Tradução e validação da Frommelt Attitude Toward Care of the Dying Scale Form B

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.95387

Palavras-chave:

Estudo de validação, Tradução, Morte, Avaliação em saúde, Pessoal de Saúde

Resumo

Objetivo: Traduzir e adaptar transculturalmente a Frommelt Attitude Toward Care of the Dying Scale Form B para o português brasileiro e avaliar sua validade de conteúdo e consistência interna.

Método: Estudo metodológico, desenvolvido no formato on-line nos anos 2021 e 2022 com participação de especialistas na temática “morte” e tradutores juramentados do Brasil. Envolveu as etapas: tradução; síntese; retrotradução; revisão por comitê de especialistas; pré-teste e versão final.

Resultados: Após tradução, verificou-se consistência interna por meio do coeficiente de confiabilidade alfa de Cronbach, o qual totalizou 0,81. O índice de validade de conteúdo geral foi de 88,27, superior ao valor mínimo necessário para sua aceitabilidade.

Conclusão: A versão brasileira da Frommelt Attitude Toward Care of the Dying Scale Form B Scale, apresentou métrica suficiente para ser aplicada no Brasil. A utilização da escala contribuirá com o aumento da visibilidade do tema da morte e da assistência ao paciente moribundo.

Biografia do Autor

Thalita Felsky dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Médica, mestre em Enfermagem.

Maria Helena Lenardt, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Professora Doutora em Enfermagem.

Vitor Last Pintrelli, Universidade Federal do Paraná

Médico, Doutor em Medicina

João Alberto Martins Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

Médico Anestesiologista, Doutorando em Enfermagem

Clovis Cechinel, Universidade Federal do Paraná

Médico Geriatra, Doutorando em Enfermagem

Publicado

28-03-2025

Como Citar

dos Santos, T. F., Lenardt, M. H., Pintrelli, V. L., Rodrigues, J. A. M., & Cechinel, C. (2025). Tradução e validação da Frommelt Attitude Toward Care of the Dying Scale Form B. Cogitare Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.95387

Edição

Seção

Artigo Original