TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA AUTOCUIDADO DE CRIANÇAS COM ANEMIA FALCIFORME: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.94919

Palavras-chave:

Anemia falciforme, Crianças, Autocuidado, Tecnologia educacional, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar as tecnologias educacionais utilizadas para auxiliar crianças com anemia falciforme no seu autocuidado.

Método: revisão integrativa realizada em seis fases consecutivas, entre os meses de junho a julho de 2023, sem recorte temporal, nos recursos informacionais: Public/Publish Medline, Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online e Web of Science e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature.

Resultados: foram encontrados cinco estudos, dos quais se destacaram: jogo, dois aplicativos eletrônicos, livro para colorir e imagem guiada para alívio da dor. Todas as tecnologias educacionais refletiram na melhor compreensão da criança sobre o autocuidado.

Conclusão: os estudos selecionados permitiram compreender que as tecnologias educacionais auxiliam o público infantil com anemia falciforme na compreensão da doença e em ações que melhorem seus sinais e sintomas, favorecendo o autocuidado, porém, é imprescindível a criação de novas tecnologias educacionais, já que a maioria dos achados é antiga e não condiz com a realidade atual.

Biografia do Autor

Raquel Castro Santana, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro

Mestranda em Enfermagem Assistencial

Liliane Faria da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

Priscila da Silva Miranda da Gama, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde

Luciana de Cássia Nunes Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espítito Santo

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo

Ana Luiza Dorneles da Silveira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

20-09-2024

Como Citar

Santana, R. C., Silva, L. F. da, Gama, P. da S. M. da, Nascimento, L. de C. N., Silveira, A. L. D. da, & Moraes, J. R. M. M. de. (2024). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA AUTOCUIDADO DE CRIANÇAS COM ANEMIA FALCIFORME: REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.94919

Edição

Seção

Revisão