CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Autores

  • Mafalda Sofia Gomes Oliveira da Silva Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia; Doutora em Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Porto, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-2509-5566
  • Maria Margarida Silva Vieira Ferreira Doutora em Investigação Aplicada, Medicina Preventiva Saúde Pública e Cirurgia, CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2232-7314
  • Alexandre Marques Rodrigues Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Doutor em Ciências de Enfermagem https://orcid.org/0000-0001-8408-769X
  • Cláudia Noémia Soares de Sousa Professora Auxiliar na Universidade Lusófona; membro colaborador do HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab, Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal; membro integrado da INSIGHT - Piaget Research Center for Ecological Human Development, Instituto Piaget, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4658-9781

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.94687

Palavras-chave:

Estudantes, Primeiros Socorros, Reanimação Cardiopulmonar, Conhecimento.

Resumo

Objetivo: Avaliar os conhecimentos dos estudantes do ensino secundário sobre suporte básico de vida e analisar as associações entre o nível de conhecimento e as variáveis sociodemográficas e académicas.

Método: Estudo quantitativo, descritivo, transversal e correlacional. Amostra constituída por 59 estudantes do ensino secundário de uma Escola Secundária da área metropolitana do Porto - Portugal.  Recorreu-se análises descritivas, coeficiente de correlação de Pearson e teste (ou testes não-paramétricos quando os pressupostos não se verificavam).

Resultados: 35 (59,3%) tinham formação em suporte básico de vida e 52 (88,1%) possuíam interesse para realizar a formação. Apenas sete (11,9%) tinham conhecimento sobre um desfibrilhador externo automático e 14 (23,7%) identificaram em que momento deve-se pedir ajuda diferenciada.

Conclusão: O conhecimento sobre suporte básico de vida pode contribuir para obter-se melhores resultados em situações de paragem cardiorrespiratória, devendo os estudantes aumentar as competências nesta área, com recurso à formação no contexto escolar.

Biografia do Autor

Mafalda Sofia Gomes Oliveira da Silva, Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia; Doutora em Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Porto, Portugal.

Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal.

Maria Margarida Silva Vieira Ferreira, Doutora em Investigação Aplicada, Medicina Preventiva Saúde Pública e Cirurgia, CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal

Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal.

Alexandre Marques Rodrigues, Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Doutor em Ciências de Enfermagem

Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal.

Cláudia Noémia Soares de Sousa, Professora Auxiliar na Universidade Lusófona; membro colaborador do HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab, Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal; membro integrado da INSIGHT - Piaget Research Center for Ecological Human Development, Instituto Piaget, Lisboa, Portugal

Professora Auxiliar na Universidade Lusófona, Porto, Portugal.

Publicado

05-11-2024

Como Citar

Silva, M. S. G. O. da, Ferreira, M. M. S. V., Rodrigues, A. M., & Sousa, C. N. S. de. (2024). CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.94687

Edição

Seção

Artigo Original