CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.94687Palabras clave:
Estudantes, Primeiros Socorros, Reanimação Cardiopulmonar, Conhecimento.Resumen
Objetivo: Avaliar os conhecimentos dos estudantes do ensino secundário sobre suporte básico de vida e analisar as associações entre o nível de conhecimento e as variáveis sociodemográficas e académicas.
Método: Estudo quantitativo, descritivo, transversal e correlacional. Amostra constituída por 59 estudantes do ensino secundário de uma Escola Secundária da área metropolitana do Porto - Portugal. Recorreu-se análises descritivas, coeficiente de correlação de Pearson e teste t (ou testes não-paramétricos quando os pressupostos não se verificavam).
Resultados: 35 (59,3%) tinham formação em suporte básico de vida e 52 (88,1%) possuíam interesse para realizar a formação. Apenas sete (11,9%) tinham conhecimento sobre um desfibrilhador externo automático e 14 (23,7%) identificaram em que momento deve-se pedir ajuda diferenciada.
Conclusão: O conhecimento sobre suporte básico de vida pode contribuir para obter-se melhores resultados em situações de paragem cardiorrespiratória, devendo os estudantes aumentar as competências nesta área, com recurso à formação no contexto escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Os autores.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















