O perfil do usuário frequente de um Serviço de Urgência Polivalente

uma realidade arquipelágica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.93924

Palavras-chave:

Mau uso de serviços de saúde, Enfermagem em Emergência, Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde, Perfil de Saúde, Fatores Sociodemográficos

Resumo

Objetivo: analisar o perfil dos usuários frequentes de um Serviço de Urgência Polivalente nos Açores, Portugal, relacionando caraterísticas sociodemográficas, clínicas e de tempo.

Método: estudo retrospetivo de abordagem quantitativa sobre a utilização de um Serviço de Urgência Polivalente nos Açores, Portugal, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022. A população incluiu todos os usuários com quatro ou mais visitas. Os dados foram extraídos da Glintt Healthcare® em outubro de 2023, com analise estatística descritiva.

Resultados 6.553 (11,8%) eram usuários frequentes, predominantemente femininos (55,8%), ≤ 30 anos, solteiros (54,6%), residentes em Ponta Delgada (60,3%) e que recorreram sem referenciação (97%). Chegaram de ambulância (16,7%), com prioridades pouco e não urgentes (50%), apresentando pelo menos uma comorbidade (67%), taxa de internações (8,6%) e maior procura às segundas-feiras (15,8%).

Conclusão: é urgente integrar cuidados primários e hospitalares, promovendo parcerias para melhorar a assistência, avaliando se vulnerabilidades influenciam o uso excessivo do sistema de saúde.

Biografia do Autor

Alexandra Torres de Medeiros, Hospital do Divino Espírito Santo, Ponta Delgada, Portugal

Enfermeira. Especialização em Enfermagem de Reabilitação. Instituto Politécnico de Saúde do Norte – Cespu, Ponta Delgada, Portugal.

José Luís Santos Picanço, Hospital do Divino Espirito Santo, Ponta Delgada, Portugal

Enfermeiro. Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Cespu, Ponta Delgada, Portugal.

Nuno Miguel Faria Araújo, Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Cespu, Famalicão, Portugal.

Enfermeiro. Doutor em Gestão. Professor na Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Cespu, Famalicão, Portugal.

Publicado

26-03-2025

Como Citar

de Medeiros, A. T., Picanço, J. L. S., & Araújo, N. M. F. (2025). O perfil do usuário frequente de um Serviço de Urgência Polivalente: uma realidade arquipelágica. Cogitare Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.93924

Edição

Seção

Artigo Original