TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALA PARA AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES DE EXAME FÍSICO DE ENFERMEIROS BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92785

Palavras-chave:

Exame Físico, Processo de Enfermagem, Tradução, Avaliação em Enfermagem, Raciocínio Clínico.

Resumo

Objetivo: traduzir, adaptar e validar, para o contexto brasileiro, uma escala de avaliação das habilidades de exame físico e mensurar a frequência de realização dessas habilidades por enfermeiros brasileiros.

Método: estudo metodológico realizado entre setembro de 2021 e agosto de 2022, em Vitória, Espírito Santo. Realizou-se tradução e adaptação transcultural de escala, segundo Fortes CPDD e Araújo AP de QC. O instrumento foi avaliado por juízes, com validade de conteúdo e aplicado a enfermeiros. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e inferencial.

Resultados: a escala foi traduzida, adaptada e validada, obtendo equivalências semântica e conceitual (índice de validade de conteúdo: 0,99 para clareza e 0,98 para pertinência). Na aplicação, 80% das habilidades foram realizadas frequentemente.

Conclusão: após tradução, adaptação e validação, o instrumento se tornou viável para ser aplicado em pesquisas relacionadas à enfermagem brasileira, o que pode contribuir para uma melhoria da assistência prestada.

Biografia do Autor

Jéssica Alexandra Majevski Endlich, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados de enfermagem, enfermagem, processo de enfermagem, tratamento de feridas, tecnologias em saúde e exame físico.

Carla Aparecida do Nascimento Mozer, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Vitória, Espírito Santo, Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Especialista na mesma temática pela SOBECC, com titulação obtida em 2019. Coordenadora do Centro Cirúrgico do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo.

Lucyara Silvares dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Vitória, Espírito Santo, Brasil

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Lorena Barros Furieri, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Vitória, Espírito Santo, Brasil

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo- UFES (2007), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, com período de doutorado sanduiche na Universidad Autónoma de Madrid. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. É docente na graduação da disciplina de Saúde do Adulto e no Programa de Pós Graduação em Enfermagem nas disciplinas de Bioestatística e Tecnologias e Inovações em Enfermagem. Atua na linha de pesquisa o cuidar em Enfermagem, com ênfase em desenvolvimento de tecnologias para o cuidar em Enfermagem na Saúde do Adulto. Instrutora em Simulação Clínica Realística. Líder e fundadora do Grupo de Pesquisa em Assistência e Educação integradas em Saúde (G-PAEiS).

Mirian Fioresi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Vitória, Espírito Santo, Brasil

Possui graduação em Enfermagem (2006), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Fisiologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Exerce suas atividades de docência no Departamento de Enfermagem e no Mestrado em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (UFES). É Instrutora em Simulação Clínica Realística. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiologia, Enfermagem Cardiovascular, Processo de Enfermagem, Tecnologias em Saúde e Simulação Realística. Líder e cofundadora do G-PAEiS (Grupo de Pesquisa em Assistência e Educação Integradas em Saúde).

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Endlich, J. A. M., Mozer, C. A. do N., dos Santos, L. S., Furieri, L. B., & Fioresi, M. (2024). TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALA PARA AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES DE EXAME FÍSICO DE ENFERMEIROS BRASILEIROS. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92785

Edição

Seção

Artigo Original