Percepções de cuidadores informais sobre suas atividades em saúde desempenhadas na internação domiciliar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.92585

Palavras-chave:

Serviços de Assistência Domiciliar, Assistência Domiciliar, Cuidadores, Enfermagem Domiciliar, Visitadores Domiciliares.

Resumo

Objetivo: compreender as percepções de cuidadores informais com experiência de até seis meses sobre suas atividades em saúde desempenhadas na internação domiciliar.

Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de entrevista com cuidadores primários de pessoas cadastradas no Serviço de Atenção Domiciliar de uma região do Distrito Federal – Brasil, com até seis meses de admissão. A coleta de dados entre julho e outubro de 2022. Dados analisados por Análise de Conteúdo Temática de Bardin.

Resultados: foram identificadas três categorias temáticas: atividades em saúde desempenhadas pelos cuidadores; perspectiva do cuidador sobre cuidar no domicílio; e trajetória do conhecimento do cuidador.

Conclusão: os achados apontam a necessidade de implementação de um programa de transição do cuidado hospitalar para o domiciliar, além de ações intersetoriais e políticas públicas que possam propiciar uma rede de suporte aos cuidadores e considerar suas necessidades individuais.

Biografia do Autor

Pâmella Padilha Brito, Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.

Enfermeira. Mestrado em Enfermagem. Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.

Walterlânia Silva Santos, Universidade de Brasília

Docente na Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Publicado

27-12-2024

Como Citar

Brito, P. P., & Santos, W. S. (2024). Percepções de cuidadores informais sobre suas atividades em saúde desempenhadas na internação domiciliar. Cogitare Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.92585

Edição

Seção

Artigo Original