O CUIDADO NA CRISE PSÍQUICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 À LUZ DA NECROPOLÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92195

Palavras-chave:

Intervenção na crise, Pandemia, COVID-19, Negros, Serviços de saúde.

Resumo

Objetivo: analisar o cuidado na crise psíquica grave na perspectiva de profissionais da saúde, pessoas e familiares durante a pandemia da Covid-19.

Método: estudo de múltiplos casos, realizado com oito profissionais da saúde, seis pessoas em situação de crise e sete familiares, acompanhados por três meses, de outubro de 2021 a junho de 2022, em uma capital brasileira. Os dados foram analisados por análise de conteúdo e pelo marco teórico da necropolítica.

Resultados: evidenciaram-se três categorias: “Sucateamento da Rede de Atenção Psicossocial”, “Ambulatorização do Centro de Atenção Psicossocial” e o “Atendimento à crise psíquica na pandemia”. Confirma-se uma necropolítica que atravessa o campo da saúde mental e afeta as pessoas vulneráveis, sendo urgente o debate sobre financiamento e raça.

Conclusão: a falta de serviços especializados em saúde mental, somados aos atendimentos do serviço de saúde mental pautados na lógica ambulatorial, iniciado antes da pandemia, agravou o atendimento à crise.

Biografia do Autor

Carla Gabriela Wünsch, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, MT, Brasil

Doutora em Ciências da Saúde, Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Luciane Prado Kantorski, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem, Pelotas, RS, Brasil

Doutora em Ciências da Saúde, Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

16-08-2024

Como Citar

Wünsch, C. G., & Kantorski, L. P. (2024). O CUIDADO NA CRISE PSÍQUICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 À LUZ DA NECROPOLÍTICA. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92195

Edição

Seção

Artigo Original