PRÁTICA DO ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA O CUIDADO CENTRADO NA PESSOA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.92034

Palavras-chave:

Acolhimento, Assistência à Saúde Mental, Assistência Centrada no Paciente, Saúde Mental, Serviços Comunitários de Saúde Mental.

Resumo

Objetivo: analisar a prática do acolhimento na atenção psicossocial para o cuidado centrado na pessoa.

Método: pesquisa social, modalidade estratégica, de abordagem qualitativa, fundamentada no referencial do Método Clínico Centrado na Pessoa, realizada com 17 profissionais de dois Centros de Atenção Psicossocial da Região Central do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário de caracterização profissiográfica e entrevistas individuais, online, entre junho e agosto de 2021. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática.

Resultados: a categoria temática “Prática do acolhimento na atenção psicossocial” contemplou três categorias que evidenciaram o que é praticado pelos profissionais no acolhimento: 1. questões familiares; 2. questões de saúde; 3. questões psicossociais.

Considerações finais: há avanços na prática de acolher de alguns profissionais que se aproxima do modelo de atenção psicossocial, porém, há a necessidade de educação permanente para que o acolhimento centrado na pessoa seja uma ação corriqueira nos serviços.

Publicado

2023-11-09

Como Citar

Sousa, J. M., Farinha, M. G., Landim, J. S. S., Lucchese, R., Paranaguá, T. T. de B., Nunes, F. C., & Bezerra, A. L. Q. (2023). PRÁTICA DO ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA O CUIDADO CENTRADO NA PESSOA. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.92034

Edição

Seção

Artigo Original